Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Donald Trump toma posse como o 45º presidente dos EUA

Junto com o vice-presidente Mike Pence, o republicano de 70 anos comandará a maior potência mundial pelos próximos quatro anos

O republicano Donald Trump prestou juramento no Capitólio, em Washington, ao meio-dia desta sexta-feira (15h em Brasília) e se tornou, oficialmente, o 45° presidente dos Estados Unidos. Acompanhado do vice-presidente Mike Pence, o magnata inicia hoje uma era incerta que deve abalar Washington e o mundo.

Nas escadas do Congresso, Trump prestou o juramento escrito na Constituição do país sobre duas Bíblias: uma presenteada a ele por sua mãe, em 1955, e a de Abraham Lincoln, também utilizada por Obama há quatro anos. Depois do rito oficial, o republicano pronunciará um discurso de cerca de vinte minutos, o primeiro de muitos no cargo.

Ex-astro televisivo e sem experiência política, Trump promete administrar a primeira potência mundial como uma de suas empresas: criar novos empregos e tornar o país mais protecionista e mais fechado aos imigrantes. Aos 70 anos, o republicano é o presidente mais velho a ocupar a Casa Branca e substitui o democrata Barack Obama.

“Tudo começa hoje”, tuitou nesta sexta-feira pela manhã o magnata imobiliário nova-iorquino, a poucas horas de sua posse. “Verei vocês às 11h00 para o juramento. O MOVIMENTO CONTINUA – O TRABALHO COMEÇA!”, afirmou.

Sua inesperada vitória, derrotando a democrata Hillary Clinton na eleição de 8 de novembro, deixou o planeta atônito. A campanha de Trump estava ancorada, sobretudo, nos votos de uma classe trabalhadora branca, que desconfia dos políticos tradicionais e que sente que a globalização a prejudicou, transferindo empregos do México à China.

Os aliados tradicionais dos Estados Unidos observam o magnata imobiliário nova-iorquino com inquietação: após uma campanha divisiva, Trump chega à Casa Branca com a menor popularidade de um novo presidente em quatro décadas.

Especial – Por dentro da Casa Branca
Especial – Como será o dia da posse de Donald Trump

Cerimônia

Centenas de milhares de simpatizantes e também de opositores já lotam o “Mall”, a imensa avenida que parte do Congresso, onde são vigiados por 28 000 membros das forças de segurança. Ainda hoje, Trump e a família participarão de um almoço com membros do Congresso e abrirão uma passeata, com bandas militares e outras atrações, entre o Capitólio e Casa Branca. À noite, o magnata e a esposa, Melania Trump, devem comparecer a três bailes, junto com Pence e sua mulher.

(Com AFP)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Flavio Araujo

    “Sua inesperada vitória, derrotando a democrata Hillary Clinton na eleição de 8 de novembro, deixou o planeta atônito.”
    Os esquerdopatas não reconhecem outro mundo senão o mundo da esquerdopatia!

    Curtir

  2. Joel Robinson

    LiIção para o Brasil; O povo em primeiro lugar, depois o estado. Os políticos a serviço do povo.

    Curtir

  3. Eis aí o resultado da desastrosa administração Obongo, substituído pelo seu exato oposto.

    Curtir

  4. Marco Alves Monteiro

    “Planeta atônito”? Então é isso. Ainda bem. Eu pensei que havia bebido demais ou que estava com labirintite. Ainda bem que é o planeta que está com tonturas.

    Curtir

  5. Marco Alves Monteiro

    “Acompanhado do vice-presidente Mike Pence, o magnata inicia hoje uma era incerta que deve abalar Washington e o mundo.” Veja, por favor, revele-nos quem é o Nostradamus que vocês têm na redação. Esse ou essa cara deve saber muito mais sobre o futuro. Queria saber quais serão os números da sena da próxima semana.

    Curtir

  6. Fábio Luís Inaimo

    Vladimir PuTrin o 45° presidente dos EUA !

    Curtir

  7. Parabéns Mr Presidente Trum p 🎉🍾

    Curtir

  8. Jarbas Carneiro

    Enfim um presidente cristão, e que seja feito a vontade de Deus…

    Curtir

  9. Silvano Lopes

    Felizmente o mundoe sta novamente entrando nos eixos…

    Curtir

  10. Fábio Luís Inaimo

    Mas todos os presidentes sempre foram Cristãos ou protestantes ! Jurar sobre a bíblia faz parte do protocolo ! Tem gente que ainda acha que Obama é muçulmano ! Bom mesmo e pegar as mina pela buc….! Santa ignorância !!

    Curtir