Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dois pandas gigantes serão devolvidos pelos EUA para a China

Bai Yun, de 27 anos, e seu filhote de 6 anos, Xiao Liwu, embarcam ao final de programa bilateral de conservação

Os últimos dois pandas gigantes que viviam no Zoológico de San Diego, na Califórnia, serão enviados dos Estados Unidos para a China nos próximos dias. O regresso marca o fim do programa de conservação da espécie que durou mais de duas décadas e ajudou a afastar a ameaça de extinção desses ursos branco e preto.

As despedidas dos californianos a Bai Yun, de 27 anos, e seu filhote de 6 anos, Xiao Liwu, se encerraram no fim de semana passado. “Nós sabíamos, quando começamos o programa, que eles não eram nossos ursos e que não iriam ficar. Então, isso sempre esteve em nossas mentes”, disse a cuidadora Dallas Dumont.

“Mas estamos muito orgulhosos do que eles conquistaram. Nós nos propusemos a ajudar a espécie e impedir que fosse extinta e, com nossos colegas chineses, nós conseguimos isso”, completou.

 

Xiao Liwu brinca com um pedaço de bambu: da Califórnia para a  China – 18/04/2019

Xiao Liwu brinca com um pedaço de bambu: da Califórnia para a  China – 18/04/2019 (Mike Blake/Reuters)

Os pandas gigantes estavam ameaçados de extinção quando foram levados ao Zoológico de San Diego pelo governo chinês, em 1996. O programa de preservação da espécie teria, inicialmente, dez anos de duração. Mas se prolongou por um total de 23 anos.

Em seu portal na internet, o Zoológico de San Diego afirmou estar trabalhando com os colegas chineses sobre a redefinição do programa de conservação e de pesquisa sobre os pandas.