As autoridades da cidade de Tessalônica, do norte da Grécia, retiraram cerca de 75 mil pessoas neste domingo para que especialistas do Exército desativassem uma bomba que não explodiu durante a II Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. O dispositivo foi encontrado em um posto de gasolina e pesa 227 quilos.
A retirada das pessoas começou por volta das sete horas da manhã, no horário local. A polícia passou de casa em casa, tocando campainhas e batendo nas portas para lembrar as pessoas – que vivem num raio de 2 quilômetros, principalmente no subúrbio de Kordelio –, que elas precisavam deixar as suas casas.
Os especialistas desativaram a bomba em apenas 30 minutos, informou o governador da Macedônia Central, Apostolos Tzizikostas. A bomba agora será levada para um campo de tiro do exército.
“A primeira fase de destruição da bomba foi um sucesso total”, disse Tzizikostas. “No entanto, os moradores ainda não estão autorizados a voltarem para suas casas, porque a remoção e o transporte são perigosos”, acrescentou.
Muitas pessoas deixaram a área em seus carros, mas algumas foram transportadas para escolas e ginásios em outras partes da cidade. A principal estação de ônibus da cidade foi fechada, os trens na área foram interrompidos e as igrejas cancelaram seus cultos dominicais.
A cidade também reservou um hotel de 175 quartos onde as pessoas com mobilidade limitada e seus acompanhantes se hospedassem. Entre as pessoas que foram retiradas, estavam 450 refugiados alojados numa antiga fábrica.
(Com Estadão Conteúdo)