Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Deslizamento de terra em Serra Leoa deixa 200 mortos

Vice-presidente do país disse que centenas de pessoas podem estar soterradas nos escombros

Por Da redação
14 ago 2017, 17h21

Um deslizamento de terra deixou 205 mortos em Regent, nos arredores de Freetown, capital do país africano de Serra Leoa, em função das fortes chuvas que castigam a região, disse a Cruz Vermelha nesta segunda-feira. A encosta desabou por volta das três horas da manhã (hora local), quando muitas pessoas dormiam. O número de pessoas que ainda estão soterradas é incerto. “É provável que centenas estejam mortas por debaixo dos escombros”, disse à agência Reuters o vice-presidente do país, Victor Foh. Ele acrescentou que vários edifícios foram erguidos ilegalmente na área.

“O deslizamento teve um efeito dominó por uma distância de cerca de três quilômetros. A lama caiu e enterrou pessoas vivas, derrubou casas e grandes edifícios”, disse o Kelfa Kargbo, diretor da organização Street Child em Serra Leoa. Um funcionário de gerenciamento de desastres do país, Candy Rogers, estimou que cerca de 2.000 pessoas perderam suas casas no desastre, e moradores ainda procuram familiares desaparecidos.

Adama Kamara foi uma das vítimas do desastre e perdeu o seu bebê de apenas 7 semanas. “Nós estávamos dentro de casa quando ouvimos o deslizamento de lama se aproximando. Tentei pegar meu bebê, mas a lama foi muito rápida”, disse Kamara, que escapou com algumas lesões. Ela afirmou que não tem certeza sobre o que aconteceu com o seu marido.

Deslizamentos de terra e enchentes são uma ameaça anual em Serra Leoa. Durante a temporada de chuvas na África Ocidental, costumam ocorrer desabamentos devido ao desmatamento e a falta de planejamento das cidades que colocam moradores em risco. Em Freetown, no ano de 2015, as inundações mataram 10 pessoas e deixaram outras milhares sem ter onde morar.

(Com agência Reuters e AFP) 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.