Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Deputada democrata faz discurso recorde de 8h sobre imigração

Líder democrata na Câmara usou recurso do ‘filibuster’ para pressionar outros deputados a acatarem suas demandas

Por Da redação
8 fev 2018, 10h52

Nancy Pelosi, a líder do Partido Democrata na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, quebrou o recorde da Casa e fez um discurso de oito horas sobre a importância de uma legislação que proteja mais de 800.000 jovens imigrantes da deportação.

A deputada, de 77 anos, passou grande parte de seu discurso lendo cartas que recebeu de jovens que terão seu direito de permanência no país expirado no próximo mês, depois que o presidente Donald Trump encerrou o Daca, programa que garantia o status legal aos imigrantes que chegaram aos Estados Unidos ainda crianças.

Pelosi também citou trechos da Bíblia e frases do papa Francisco. O departamento responsável pela história da Câmara dos Representantes, o Office of the House Historian, confirmou que o discurso da democrata foi o mais longo já registrado na história da Casa.

O recorde anterior de discurso mais longo era de Champ Clark, um congressista do Missouri que falou por 5 horas e 15 minutos em 1909.

Estratégia

Pelosi é contra a aprovação de uma nova lei orçamentária para o governo americano enquanto a questão dos “dreamers” – como são conhecidos os jovens imigrantes que correm risco de deportação – não for discutida pelo Congresso.

O novo projeto de orçamento, que prevê os gastos do governo nos próximos dois anos, foi aprovado na quarta-feira pelo Senado e agora deve ser votado pela Câmara dos Representantes. Contudo, assim que o resultado dos senadores foi divulgado, Pelosi se pronunciou e garantiu que não permitiria a passagem do documento pelos deputados antes que o tema da imigração fosse resolvido.

A deputada decidiu então usar uma manobra muito comum no Congresso americano, conhecida como “filibuster”. Trata-se de uma tática para atrasar as discussões de propostas entre os congressistas, usando longos discursos.

O orçamento federal atual expira à meia-noite (horário local de Washington) desta quinta-feira, por isso espera-se que a Câmara aprove o novo acordo antes de seu vencimento para evitar a paralisação parcial do governo federal. Pelosi e outros democratas desejam atrasar ao máximo a votação e discussão sobre a nova lei orçamentária para pressionar os outros deputados a acatarem suas demandas.

O direito de fazer discurso por tempo ilimitado é concedido somente os líderes dos partidos no Congresso, por isso a democrata não pode ser interrompida durante sua longa fala. Pelosi começou seu pronunciamento por volta das 10h da manhã e só deixou o palanque depois das 18h.

A deputada, que usava sapatos de salto alto, ficou em pé o tempo todo, pois não é permitido sentar durante o discurso. Também não pode fazer pausas para ir ao banheiro ou descansar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.