Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Datas: Louise Fletcher, Just Jaeckin e Maarten Schmidt

A atriz, o diretor e o astrônomo

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 11h56 - Publicado em 30 set 2022, 06h00

Em 1976, Um Estranho no Ninho, filme de Milos Forman, quebrou a banca na cerimônia de entrega do Oscar. Levou as estatuetas de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor ator (Jack Nicholson) e melhor atriz (Louise Fletcher). O personagem de Nicholson, o prisioneiro que se faz de louco a ponto de ser transferido para um hospício, foi desde então celebrado como uma das grandes figuras da história do cinema — talvez um tanto sem sutileza, atrelado ao olhar permanentemente assustador do intérprete. A enfermeira Ratched, levada à tela por Fletcher, contudo, é delicadamente tenebrosa — impõe a tirania com alguma doçura, entre o desconforto e a atração. O Instituto Americano de Cinema nomeou Ratched como a quinta vilã mais destacada de todos os tempos, atrás de personagens como a Bruxa Má do Oeste de O Mágico de Oz.

Para reforçar a aura em torno de sua poderosa interpretação, ao subir no palco para receber a máxima premiação, Fletcher agradeceu em língua de sinais, aprendida com seus pais, surdos-mudos. “Eles me ensinaram a alimentar um sonho, que se fez realidade”, disse ela. A atriz morreu em 23 de setembro, aos 88 anos, em Montdurausse, na França, de causas não reveladas pela família.

O inventor do erotismo suave

ESCÂNDALO NOS ANOS 70 - Just Jaeckin: o criador da Emmanuelle de Sylvia Kristel no cinema -
ESCÂNDALO NOS ANOS 70 - Just Jaeckin: o criador da Emmanuelle de Sylvia Kristel no cinema – (Patrice Picot/Gamma-Rapho/Getty Images)

Foi um escândalo na época — embora aos olhos de hoje pudesse soar como conto de fadas. Em 1974, o filme Emmanuelle produziu imenso barulho ao ser censurado na França. Depois de liberado, transformou-se em um blockbuster, a ponto de ter ficado treze anos em cartaz em um cinema de Paris. O longa conta a história de uma jovem recém-casada e suas aventuras eróticas na Ásia. A atriz holandesa Sylvia Kristel, a protagonista, viraria estrela internacional. Ao diretor Just Jaeckin, que tinha pouco mais de 30 anos, restou um rótulo: criador de obras com muito sexo e pouca imaginação. Depois de Emmanuelle, ele dirigiria outros dois clássicos da pornografia sutil, A História de O e O Amante de Lady Chatterley. Jaeckin morreu em 6 de setembro, aos 82 anos, em Saint-Malo, na França, de câncer — mas a informação só veio a público semanas depois.

Continua após a publicidade

Ao infinito e além

COSMO - O astrônomo Maarten Schmidt: o descobridor do quasar -
COSMO - O astrônomo Maarten Schmidt: o descobridor do quasar – (Ken Hively/Los Angeles Times/Getty Images)

O astrônomo americano Maarten Schmidt identificou e descreveu, em 1963, o primeiro quasar de que se tem notícia — um objeto pequeno e intensamente brilhante a vários bilhões de ano-luz de distância da Terra. A revista Time, em reportagem de capa, chegou a compará-lo a Galileu Galilei. A estrondosa revelação, envolta em enigma — de onde viemos —, inaugurou uma nova era de estudos sobre o universo e a nossa galáxia. Schmidt morreu em 17 de setembro, aos 92 anos, em Fresno, na Califórnia, de causas não reveladas.

Publicado em VEJA de 5 de outubro de 2022, edição nº 2809

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.