Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Covid-19: Mesmo sem testes suficientes, Reino Unido suspenderá restrições

País prometeu realizar 100.000 testes da Covid-19 por dia, não conseguiu atingir a meta, mas vai relaxar a quarentena na segunda-feira, 11

Por Da Redação
6 Maio 2020, 19h39

O Reino Unido, que havia prometido realizar 100.000 testes de coronavírus por dia para poder encerrar o bloqueio nacional, ficou abaixo da meta pelo quarto dia consecutivo nesta quarta-feira, 6. O país é o novo epicentro da pandemia na Europa, com 202.356 casos confirmados e mais de 30.000 mortos – maior mortalidade do continente. Mesmo assim, o premiê Boris Johnson indicou que algumas das restrições serão relaxadas na segunda-feira, 11.

Johnson afirmou que fará uma declaração um dia antes sobre os planos de “desbloqueio”. O governo deve permitir mais atividades ao ar livre para a população e anunciar estratégias para a retomada do comércio com um distanciamento social menos rigoroso. O líder britânico também afirmou que a nação adotará uma nova meta de 200.000 testes diários até o final de maio.

Segundo o jornal britânico The Guardian, essa promessa foi descartada por médicos e pela oposição como um truque de Johnson para desviar a atenção da queda na testagem. Na quarta-feira, foram realizados apenas 69.463 destes procedimentos – mais de 30.000 testes menor que o total anunciado pelo secretário da Saúde, Matt Hancock.

Hancock havia dito na sexta-feira 1 que o Reino Unido atingiu seu objetivo. Ele descreveu os 122.000 testes diários como uma “conquista incrível” que “ajudaria a suspender o bloqueio nacional”. Contudo, depois de repetir o marco no sábado, o número permaneceu abaixo de 100.000 desde então. Algumas áreas do país enfrentam escassez do reagente químico necessário para o procedimento.

De acordo com o próprio governo britânico, testes em larga escala são vitais para encerrar a quarentena no Reino Unido, mas especialistas alertaram que a irregularidade da operação dificulta o processo. O Guardian reporta que Chaand Nagpaul, presidente do conselho da Associação Médica Britânica, disse que os níveis atuais ainda não são suficientes.

Continua após a publicidade

“Mesmo 100.000 testes por dia não são suficientes. Menos do que isso mostra que realmente não estamos preparados [para uma reabertura]”, disse Nagpaul. “Além disso, esses testes precisam ser distribuídos de maneira eficaz”.

Nesta terça-feira 5, o Reino Unido tornou-se o país com a maior mortalidade pela Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Outras 649 mortes foram anunciadas na quarta-feira, elevando o total para 30.076.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.