Clique e assine a partir de 9,90/mês

Coronavírus: EUA fecham fronteira com o Canadá

A medida não deverá ser imposta ao comércio, nem aos cidadãos americanos ou aos residentes legais e suas famílias

Por Da Redação - 18 mar 2020, 11h41

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 18, que a fronteira norte dos Estados Unidos com o Canadá será fechada para o “tráfego não essencial” como medida para conter o avanço do novo coronavírus. A decisão foi tomada por “consentimento mútuo” e o comércio não será afetado, assegurou Trump.

Segundo estimativa do jornal The New York Times, os Estados Unidos e o Canadá reportaram juntos mais de 6.000 casos e 130 mortes em decorrência da pandemia.

“Estaremos, por consentimento mútuo, fechando temporariamente nossa fronteira para tráfego não essencial. O comércio não será afetado. Detalhes em breve”, tuitou Trump nesta quarta. A medida não se aplicará para os cidadãos americanos, os residentes legais e suas famílias, reportou o jornal The Washington Post.

O Canadá, entretanto, apenas reportou 569 casos em decorrência do novo coronavírus — dez vezes menos que os americanos, que contam com pelo menos 5.876 enfermos.  Em número de mortes, os canadenses contabilizaram 26, contra quase 110 em solo americano.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o governo dos Estados Unidos está desenvolvendo um plano para deportar qualquer migrante que cruze a fronteira sul ilegalmente de volta para o México sob o pretexto de contenção da epidemia, afirma o Post. O país latino-americano, entretanto, conta com apenas 82 casos e nenhuma morte.

Publicidade