Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Coreia do Norte realiza novo teste balístico – e falha de novo

O lançamento do míssil ocorreu depois que os Estados Unidos exigiram pressão mundial contínua sobre Pyongyang

Por Da redação Atualizado em 28 abr 2017, 21h28 - Publicado em 28 abr 2017, 20h14

A Coreia do Norte testou um míssil balístico na noite desta sexta-feira, no horário de Brasília (manhã de sábado, no horário local). O lançamento foi feito de uma região ao norte da capital, Pyongyang. Segundo a agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul, a tentativa aparentemente falhou. A informação foi confirmada por um oficial da Marinha dos Estados Unidos, ouvido pela rede CNN.

Segundo a autoridade, o míssil explodiu em terra e que não conseguiu chegar ao Mar do Japãotambém conhecido como Mar do Leste. Ainda segundo o funcionário, foi usado um projétil de médio alcance chamado KN-17, que possui combustível sólido e foi disparado de um lançador móvel.

O teste ocorreu depois que os Estados Unidos convocaram uma reunião com a comunidade internacional para pedir pressão contínua sobre a Coreia do Norte. Mais cedo, Rex Tillerson, secretário de Estado dos Estados Unidos, afirmou que o país está disposto a usar opções  militares contra o regime norte-coreano. Pouco depois que Tillerson terminou suas atividades na ONU, Pyongyang lançou o míssil.

  • O teste do míssil ocorreu em um momento de grandes tensões entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos. Na última quinta-feira, o presidente americano Donald Trump anunciou em uma entrevista à Reuters que um conflito “grave, grave” com a Coreia do Norte é possível, mas que ele busca a diplomacia.

    No início de abril, a Coreia do Norte realizou um desfile militar em homenagem ao 105º aniversário do nascimento de Kim II-sung. Na ocasião o país mostrou vários mísseis balísticos, entre ele um possível projétil intercontinental. No dia seguinte ao evento, o regime de Kin Jong-um realizou um teste de mísseis, porém a tentativa também falhou.

    (Com agência Reuters) 

    Continua após a publicidade
    Publicidade