Coreia do Norte desafia os EUA e faz exercício com fogo real
O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, presente nas manobras, teria testado artilharia de longo alcance
O governo da Coreia do Norte realizou nesta terça-feira um grande exercício militar com fogo real nas proximidades da cidade de Wonsan, coincidindo com o 85º aniversário da fundação de seu exército. As informações foram dadas por fontes do governo da Coreia do Sul à agência de notícias Yonhap.
O líder norte-coreano Kim Jong-un, presente nas manobras, teria testado artilharia de longo alcance. O exercício militar norte-coreano acontece num momento de crescente tensão na região. Nesta segunda, o governo dos Estados Unidos enviou o submarino nuclear USS Michigan para o litoral da Coreia do Sul. De acordo com a rede de notícias americana CNN, a embarcação deve passar pelo porto da cidade sul-coreana de Busan nesta terça-feira.
A manobra é mais uma demonstração de força do presidente americano Donald Trump, com o objetivo de intimidar o ditador norte-coreano, que afirmou que reforçará suas “medidas nucleares de autodefesa” perante o envio do porta-aviões americano USS Carl Vinson para perto de seu território.
Preocupações aumentaram nas últimas semanas de que a Coreia do Norte conduziria um outro teste nuclear ou um lançamento de um míssil de longa distância em desafio às sanções da ONU, talvez na data comemorativa desta terça-feira.
O governo norte-coreano disse nesta segunda que reforçará suas “medidas nucleares de auto-defesa”, após a ordem de Washington de enviar para a península coreana o porta-aviões Carl Vinson, em resposta ao lançamento de um míssil norte-coreano no início do mês.
As forças armadas da Coreia do Norte “responderão com golpes mortais” e resistirão “qualquer tentativa de guerra total com um ataque nuclear sem piedade”, disse o regime.
(com agência EFE e Reuters)
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







