Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Conheça o grupo japonês Nihon Hidankyo, vencedor do Nobel da Paz 2024

Organização composta de sobreviventes das bombas de Hiroshima e Nagasaki foi premiada por sua luta contra as armas nucleares

Por Da Redação
Atualizado em 11 out 2024, 12h07 - Publicado em 11 out 2024, 10h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A organização japonesa Nihon Hidankyo ganhou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira, 11, por sua luta contra as armas nucleares. O grupo é formado por sobreviventes das bombas de Hiroshima e Nagasaki, lançadas pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, também conhecidos como hibakusha, e por vítimas de testes de armas nucleares no Pacífico.

    As duas bombas atômicas lançadas em 1945 mataram cerca de 120.000 habitantes de Hiroshima e Nagasaki, com um número comparável morrendo de queimaduras e ferimentos por radiação no rescaldo. Ao todo, cerca de 650 mil sobreviveram aos ataques.

    Fundado em 1956, o Nihon Hidankyo — abreviação de Confederação Japonesa de Organizações de Sofredores de Bombas A e H — surgiu com o objetivo de garantir os direitos sociais e econômicos dos hibakusha, muitos dos quais enfrentaram discriminação, exclusão social e negligência médica, especialmente nos primeiros anos após o fim da guerra.

    + Nobel da Paz 2024 vai para grupo japonês que luta contra armas nucleares

    Ao longo dos anos, o Nihon Hidankyo lutou para evitar que novos desastres nucleares ocorram, enviando delegações anualmente a fóruns internacionais, como as Nações Unidas, para promover o desarmamento nuclear. O movimento logo se consolidou como a maior e mais influente organização hibakusha do Japão.

    Continua após a publicidade

    “Os esforços da Nihon Hidankyo têm colaborado para manter o tabu das bombas nucleares. Atualmente, no entanto, esse tabu está ameaçado. É uma forma de lembrar o mundo da necessidade do desarmamento nuclear”, disse o anúncio do Prêmio Nobel da Paz, reiterando que a escolha foi motivada “por todos os conflitos acontecendo no mundo neste mundo”. “Isso é um lembrete de que essas armas não devem ser utilizadas nunca mais”, afirmou.

    A organização se destaca por seu trabalho educacional, conduzindo campanhas de conscientização sobre as consequências humanitárias desastrosas do uso de armas nucleares por meio de testemunhos dos sobreviventes.

    O movimento ajudou a estabelecer uma cultura de lembrança, permitindo que novas gerações de japoneses dessem continuidade ao trabalho.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.