Clique e assine a partir de 9,90/mês

Confrontos no norte do Líbano deixam 10 mortos e 31 feridos

Por Da Redação - 2 jun 2012, 13h04

Beirute, 2 jun (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas nas últimas horas após o reinício dos confrontos na cidade de Trípoli, no norte do Líbano, informaram neste sábado à Agência Efe fontes da polícia local.

Os choques, que começaram ontem à noite, envolvem moradores dos bairros de Bab el Tabaneh, de maioria sunita, e os de Jabal Mohsen, de predomínio alauita (xiita). As fontes disseram que nos combates são usadas granadas e metralhadoras. Já a Agência de Notícias Nacional libanesa (‘ANN’) informou que a maior parte dos mortos foi vítima de disparos de franco-atiradores.

No mês passado, Trípoli foi palco de confrontos entre os moradores dos dois bairros, com saldo de dez mortes e cerca de cem feridos.

O conflito na Síria aprofundou o racha entre os libaneses, dos quais uma parte, liderada pelo grupo xiita Hezbollah, apoia o governo com sede em Damasco, enquanto a outra respalda a revolta popular iniciada em meados de março de 2011.

Os habitantes de Jabal Mohsen, da mesma forma que a família do presidente sírio, Bashar al Assad, pertencem à comunidade alauita, um ramo do xiismo que compõe cerca de 10% da população síria e que apoia de maneira majoritária o regime. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade