Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Conflito pode reduzir PIB do Líbano em 9% neste ano, diz ONU

Consequências econômicas podem ser mais severas do que as observadas durante a última guerra entre Hezbollah e Israel, em 2006

Por Da Redação
Atualizado em 23 out 2024, 19h05 - Publicado em 23 out 2024, 19h05

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) alertou que, se o conflito entre Israel e a milícia libanesaHezbollah continuar, o Líbano pode perder até 9,2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. Em relatório divulgado nesta quarta-feira, 23, a agência da ONU avalia que as consequências econômicas deste ano podem ser mais severas do que as observadas durante a última guerra entre Hezbollah e Israel, em 2006.

A primeira análise do PNUD sobre a guerra em curso no Líbano afirma que “a escala do desdobramento militar, o contexto geopolítico, o impacto humanitário e as repercussões econômicas em 2024 provavelmente serão muito maiores do que em 2006”. O relatório aponta que, caso o conflito persista, o Líbano enfrentará uma desestabilização ainda mais aguda em sua economia, que já havia encolhido 28% entre 2018 e 2021, com uma desvalorização de 98% da libra libanesa.

Israel parece ter expandido sua guerra contra o Hezbollah para além da infraestrutura militar. No domingo 20, as FDI anunciaram que passariam a atacar as redes financeiras do grupo, e realizaram investidas direcionadas contra filiais da Al-Qard Al-Hassan Association (AQAH), uma associação financeira ligada ao Hezbollah, no sul e leste do Líbano.

Mesmo que a guerra termine em 2024, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento prevê que as consequências econômicas persistirão por anos, com uma contração do PIB de 2,28% em 2025 e 2,43% em 2026.

Continua após a publicidade

Após quase um mês de guerra entre Israel e o Hezbollah, pelo menos 1.489 pessoas morreram no Líbano, de acordo com o Ministério da Saúde do país. Além disso, mais de um milhão teriam sido deslocadas, e dezenas de milhares fugiram para a vizinha Síria.

A última guerra entre Hezbollah e Israel, em 2006, deixou grande parte do sul do Líbano e subúrbios de Beirute em ruínas, exigindo significativa ajuda internacional para a reconstrução. O relatório estima que impacto desta nova guerra “não estará muito longe”, e pode se aproximar dos 2,5 bilhões a 3,6 bilhões de dólares, equivalentes a 8 a 10% do PIB daquela época.

Em um esforço para abordar a crise, uma conferência internacional sobre a situação no Líbano está marcada para esta quinta-feira em Paris, onde a ONU solicitará 400 milhões de dólares para apoiar os deslocados pela violência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.