PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como Veneza usa vidro para proteger Igreja mais famosa de enchentes

Construída há 900 anos, Basílica de São Marco está sujeita a inundações devido aumento do nível do mar, associado à crise climática

Por Da Redação
Atualizado em 22 dez 2022, 14h26 - Publicado em 22 dez 2022, 11h47

A cidade de Veneza, construída sobre pilares de madeira entre canais, enfrenta inundações desde sua fundação, há 1.600 anos. Porém, com o aumento das áreas costeiras e do nível do mar, associado à crise climática, novas formas de enfrentar as enchentes foram criadas. Na Basílica de São Marco, a fim de manter as colunas de mármore e os mosaicos antigos a salvo, um conjunto de barreiras de vidro foram instaladas ao redor da igreja de 900 anos de idade, para manter o piso seco durante a elevação da maré.

De acordo com o arquiteto e restaurador da catedral, Mario Piana, mesmo depois de evaporar, a água deixa cristais de sal que corroem as bases de mármore das colunas e o piso de mosaico. Os bloqueios feitos para impedir que a água prejudique a estrutura da Igreja são feitos de vidro e montados sobre uma base de concreto, enterrada abaixo da calçada da Praça de São Marcos. Com o objetivo de resistir à força da água, Piana afirmou que o sistema pode suportar uma maré de até 190 centímetros acima do nível do mar.

+ Veneza: Muita água ainda para rolar

Na época em que foi construída, a basílica estava em um dos pontos mais altos de Veneza. Contudo, hoje é um dos mais baixos, por causa do aumento do nível do mar. Como resultado, a São Marco inunda mais do que outros lugares, vulnerável ao movimento das marés.

Apesar da ativação de barreiras subaquáticas ao redor de toda a cidade em 2020, as enchentes podem chegar a mais de 130 centímetros de altura. Em 2019, Veneza sofreu diversos danos por conta de chuvas intensas, que deixaram áreas da basílica submersas por 24 horas, e as inundações afetam a catedral com frequência mesmo fora da estação de chuvas.

Continua após a publicidade

+ Turismo sem galochas: Veneza testa barreiras contra inundações

As barreiras de vidro fazem parte de um projeto de engenharia que visa estabelecer uma série de canais abaixo da superfície da igreja e da praça. Essas estruturas tem como objetivo transportar a água da Lagoa de Veneza, no nordeste do Mar Adriático, e evitar futuras inundações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.