Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Como um diamante polêmico ganhou protagonismo na coroação do rei Charles

Koh-i-Noor é um dos maiores diamantes lapidados do mundo e a sua propriedade é contestada por Índia, Paquistão e até mesmo pelo Talibã

Por Da Redação Atualizado em 14 fev 2023, 17h30 - Publicado em 14 fev 2023, 16h13

O diamante Koh-i-Noor, conhecido como uma das joias mais polêmicas do mundo, não vai ser usado na coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla, de acordo com o Palácio de Buckingham. No lugar dele, Camilla vai usar a coroa da rainha Mary, que foi retirada da Torre de Londres e está sendo redimensionada para a cerimônia que acontece no dia 6 de maio.

O Koh-i-Noor é um dos maiores diamantes lapidados do mundo e a sua propriedade é contestada por Índia, Paquistão e até mesmo pelo Talibã. Caso a joia fosse usada, o Palácio de Buckingham temia uma disputa diplomática com a Índia.

xxx
Réplicas 3D dos diamantes da Coroa britânica (Getty/Getty Images)

Em nota, o palácio desconversou e afirmou que a coroa da rainha Mary será reutilizada por “interesses de sustentabilidade e eficiência”, e que será a primeira vez na história recente que uma coroa já existente será “reciclada”. Em homenagem à falecida rainha Elizabeth II, algumas joias vão ser adicionadas, como os diamantes Cullinan III, IV e V, que eram utilizados pela monarca em broches depois que foram retirados dos diamantes Cullinan, descobertos na África do Sul.

+ Diamantes da discórdia: Índia quer de volta pedra da coroa da rainha

A Índia se considera a proprietária legítima do Koh-i-Noor, que está longe de ser o diamante mais perfeito do mundo, mas gera muitas polêmicas ao seu redor. A origem da joia envolve mitos e teorias que não foram comprovados até hoje.

Continua após a publicidade

Historiadores concordam que o Koh-i-Noor foi tirado da Índia por Nader Shah, um governante iraniano, em 1739. O diamante foi roubado e passou por diversas mãos durante os anos seguintes até ser entregue para um governador-geral britânico em 1849, após a anexação do estado do Punjab ao Império Britânico.

As circunstâncias em que Koh-i-Noor foi entregue para a Companhia das Índias não são claras. Muitos relatos afirmam que foi um presente, mas Anita Anand, uma jornalista da BBC que escreveu um livro sobre o diamante, afirma: “Eu não sei de muitos ‘presentes’ que são entregues na mira de uma baioneta”.

+ Rei Charles transfere 1 bilhão de libras da monarquia para ‘bem público’

Em 1850, o príncipe Albert mandou tornar o diamante mais brilhante e ele foi colocado em um broche da rainha Vitória. Desde então, Koh-i-Noor foi incorporado às joias da Coroa britânica.

Continua após a publicidade

Se a coroa que a rainha consorte Camilla vai usar é uma mudança nos costumes da Família Real, a do rei Charles III vai seguir a tradição. O monarca vai ser coroado com a coroa de Santo Eduardo, que também foi usada pela sua mãe na cerimônia.

Essa coroa foi feita em 1661 para o rei Charles II como uma substituta para a joia que foi destruída durante a Guerra Civil Inglesa. A peça já está de volta à Torre de Londres depois de ser modificada para se adequar ao novo monarca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.