Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Como funcionam as prévias eleitorais nos EUA

A grande disputa é travada no Partido Democrata, com oito pré-candidatos concorrendo para enfrentar Donald Trump em novembro

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 fev 2020, 07h00 - Publicado em 28 fev 2020, 07h00

A disputa pela vaga de candidato democrata à Casa Branca nas eleições de novembro chega na próxima terça-feira, 3, a sua primeira etapa crítica: as prévias em 14 dos 50 estados americanos e um território. Conhecida desde 1988 como Super Tuesday, essa fase marcará a estreia nas urnas do magnata das Comunicações Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, que estrategicamente havia ficado de fora das quatro prévias anteriores.

Outros sete candidatos concorrem nos Estados Unidos para ser o adversário de Donald Trump nas eleições americanas de 2020.

Desta vez, o Partido Republicano já tem seu escolhido garantido, apesar de Trump ainda ter um desafiador a sua candidatura nas primárias da legenda: o ex-governador de Massachusetts William Weld, que até agora sofreu derrotas acachapantes nas prévias. A grande disputa será travada mesmo entre os democratas.

Há quatro anos, nessa mesma etapa, os vencedores foram a democrata Hillary Clinton, ex-senadora e ex-secretária de Estado, e o então magnata do setor imobiliário Donald Trump, filiado ao Partido Republicano.

Até que o vencedor seja consagrado na convenção marcada para julho, os democratas ainda terão de ser escrutinados nos outros 32 estados americanos. A tendência é de os menos preparados, em termos de financiamento e de apoio popular, desistirem no meio do caminho.

Continua após a publicidade

Entenda como funcionam as prévias, a distribuição dos votos e as convenções nacionais nos Estados Unidos, parte essencial do processo que antecede a eleição geral para presidente.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.