Com 50ºC, Dubai cria tempestade artificial para baixar termômetros
Drones libertaram cargas elétricas nas nuvens para criar chuva
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, iniciou nesta semana a produção de tempestades artificiais para tentar amenizar a onda de calor extremo que vem castigando a região. A cidade tem enfrentado temperaturas superiores a 50ºC há dias, sem nenhum sinal de alento previsto para o curto prazo. Dubai está situada em região desértica, recebendo em média menos de 10 centímetros de chuva por ano.
O temporal foi criado com a ajuda de centenas de drones, que liberaram cargas elétricas nas nuvens, fazendo com que elas se aglutinassem até a formação de chuva. Segundo cientistas dos Emirados, essa tecnologia é superior a outras formas de criação de chuva artificial tradicionais, que em geral utilizam produtos químicos.
De acordo o Departamento de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos, a estratégia tem funcionado. Encorpadas, as chuvas têm caído sobre a região com força, num fenômeno semelhante às monções que desabam anualmente sobre a Índia. Um dos registros divulgados por uma rede de TV local mostra uma rodovia sob forte chuva.
Originalmente, a técnica de semeadura de nuvens foi criada por cientistas americanos na década de 1940. Inicialmente, ela consistia em bombardear a atmosfera com partículas sólidas, geralmente sal ou iodeto de prata, para estimular a a precipitação em regiões sujeitas a estiagens.
+ Metrópole ferve a 53.5ºC e se torna o lugar mais quente do mundo