Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Claudia Sheinbaum toma posse como primeira mulher presidente do México

Cerimônia histórica é marcada por homenagens a seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador, e um forte apelo pelo feminismo

Por Da Redação Atualizado em 1 out 2024, 19h55 - Publicado em 1 out 2024, 19h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em meio a gritos de “presidenta, presidenta”, Claudia Sheinbaum, 62 anos, foi empossada nesta terça-feira, 1º, como a primeira mulher presidente do México, um marco histórico após mais de 200 anos de independência do país conhecido pela cultura machista e patriarcal.

    Em seu discurso na cerimônia de posse, Sheinbaum citou duas referências importantes: seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador, a quem chamou de “o melhor presidente da História do México”, e o feminismo, afirmando que “não importa se nascemos mulheres ou homens, podemos alcançar nossos sonhos e desejos sem que nosso sexo determine nosso destino”.

    A ex-prefeita da Cidade do México, que se destacou na política após uma carreira acadêmica, assume um país marcado pela violência do crime organizado e por um déficit orçamentário significativo, com a pressão dos mercados financeiros. Além disso, sua administração enfrentará a tarefa crucial de liderar a recuperação de Acapulco, devastada por furacões, enquanto se mantém atenta ao cenário internacional, especialmente à possibilidade de uma vitória de Donald Trump nas próximas eleições nos Estados Unidos.

    Com quase 60% dos votos nas eleições de junho, ela se compromete a dar continuidade às políticas de seu antecessor, incluindo o fortalecimento do papel dos militares e reformas controversas no sistema judicial. No entanto, sua abordagem em relação ao narcotráfico foi sutil, com uma breve menção aos cartéis de drogas, seguindo a linha de seu antecessor, que evitou confrontos diretos com os cartéis e defendia uma estratégia de “Abraços, não Balas”.

    Seus apoiadores e críticos aguardam para ver como a nova presidenta lidará com as complexidades de governar um país polarizado, em meio a promessas de continuidade e necessidade de inovação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.