Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Cidades vizinhas a Tóquio se preparam para o avanço da variante Delta

Capital do Japão, que está sob estado de emergência, receberá as Olimpíadas no próximo dia 23

Por Ernesto Neves Atualizado em 16 jul 2021, 17h52 - Publicado em 16 jul 2021, 17h51

Com o maior aumento de casos em Tóquio dos últimos seis meses, as prefeituras de cidades vizinhas à capital do Japão iniciaram um plano preparatório para lidar com o possível espalhamento do coronavírus. O temor agora é que a variante Delta, de origem na Índia e mais contagiosa, passe a ser predominante. 

Tóquio receberá os Jogos Olímpicos a partir de 23 de julho e declarou estado de emergência para conter o avanço progressivo do vírus visto nas últimas semanas. A capital registrou 1.271 novos casos nesta sexta-feira (16), um dia depois das estatísticas baterem 1.308 infectados, a maior média diária desde 21 de janeiro.

A média semanal de novos casos de Tóquio pode chegar a 2.400 em quatro semanas se as infecções continuarem a aumentar neste ritmo, afirmam as autoridades médicas japonesas. 

“Quero lembrar aos moradores de Tóquio que estamos em situação de emergência e, por mais cansados que estejamos dessas restrições, segui-las pode ajudar a acabar com a pandemia mais cedo”, disse a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, durante uma entrevista coletiva.

Em ondas de vírus anteriores, os casos começaram a aumentar primeiro nas grandes cidades antes de se espalhar para outras regiões do país, representando um desafio para as prefeituras vizinhas de Tóquio, onde novos casos estão começando a aumentar.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Kanagawa, que registrou 446 casos na sexta-feira, está considerando solicitar o estado de emergência, e a Prefeitura de Chiba, que relatou 227 casos na sexta-feira, deve fazer o mesmo.

Medidas emergenciais menos rigorosas estão atualmente em vigor nas prefeituras de Kanagawa, Chiba e Saitama, todas as quais fazem fronteira com a capital, até 22 de agosto.

O aumento de casos em Tóquio começou poucos dias depois que o terceiro estado de emergência da capital terminou, em 20 de junho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.