Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Cidade no Canadá declara estado de emergência por incêndio florestal

Halifax, no leste do país, foi tomada por uma enorme nuvem de fumaça e quedas de energia; é obrigatório deixar as áreas de risco

Por Da Redação
Atualizado em 29 Maio 2023, 14h19 - Publicado em 29 Maio 2023, 14h18

A cidade de Halifax, no leste do Canadá, declarou estado de emergência local na noite de domingo 28, depois que um incêndio florestal provocou quedas de energia na região e forçou a retirada de moradores. O governo também fechou escolas na área afetada.

Autoridades municipais de Halifax montaram acomodações temporárias para as pessoas desabrigadas pelo incêndio e lembrou aos moradores que é obrigatório deixar as áreas de risco.

Fortes ventos e madeira seca dificultaram as operações de resgate do incêndio florestal, que danificou dezenas de casas na cidade.

“Os socorristas estão trabalhando o tempo todo para manter as pessoas seguras e reduzir as ameaças representadas pelos incêndios”, disse a autoridade municipal de Halifax, capital da província de Nova Escócia, em um comunicado.

+ Comediante, cachorro e mais 100: os candidatos à prefeitura de Toronto

O fogo gerou uma enorme nuvem de fumaça sobre a cidade portuária. De acordo com o município, o estado de emergência deve vigorar por sete dias, a menos que seja removido ou prorrogado.

Empresas de energia elétrica e telecomunicações na região também foram afetadas. A Nova Scotia Power, concessionária de energia da Nova Escócia, informou no Twitter que desligou temporariamente a energia na área afetada. Empresas de telecomunicações, incluindo Rogers e Bell Aliant, da Bell Canada, também disseram que alguns clientes podem sofrer com interrupções nos serviços.

Nas redes sociais, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, demonstrou preocupação com os incêndios florestais da região. Ele prestou homenagem aos afetados e esclareceu que está prestando assistência para manter a população segura.

+ Canadá não será intimidado pela China e expulsão de diplomata, diz Trudeau

A situação dos incêndios florestais na Nova Escócia é incrivelmente séria e estamos prontos para fornecer qualquer apoio federal e assistência necessários”, escreveu Trudeau no Twitter.

As províncias canadenses ocidentais de Alberta e a Colúmbia Britânica também têm lidado com uma primavera excepcionalmente quente em 2023, que provocou vários incêndios florestais e reduziu a produção de petróleo e gás da região.

Neste mês, Alberta chegou a declarar estado de emergência provincial depois que dezenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas devido a incêndios florestais de intensidade inédita. Porém, de acordo com as autoridades, grande parte do fogo já foi controlada e a produção de energia, retomada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.