Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ciclone força remoção de 25.000 pessoas na Austrália

A tempestade Debbie, de categoria 4, deve atingir o Estado de Queensland na terça-feira

Milhares de pessoas foram orientadas a deixar suas casas nesta segunda-feira, devido à chegada de um ciclone a cidades litorâneas da região Queensland, na Austrália. Autoridades pediram que 25.000 pessoas se retirem de áreas baixas mais suscetíveis a inundações e ventos de até 300 km/h. O ciclone Debbie  será o mais intenso a se abater sobre o Estado desde que a tempestade Yasi destruiu lares, plantações e resorts em 2011.

O Debbie deve ganhar força antes de tocar o solo no Queesland do nordeste do país, no início da terça-feira. O Escritório Australiano de Meteorologia estimou uma tempestade de categoria 4, só um nível abaixo da categoria mais perigosa. “Por causa da intensidade deste ciclone, estamos muito preocupados, no momento, com a perspectiva de uma inundação costeira em Mackay”, disse a primeira-ministra do Estado, Annastacia Palaszczuk, nesta segunda-feira.

A cidade de Mackay fica a cerca de 950 quilômetros ao norte da capital estadual, Brisbane, e seus residentes foram alertados a procurarem locais mais elevados no sul. As autoridades também criaram 15 centros de retirada em partes mais seguras do município, como forma de providenciar abrigo para as pessoas impossibilitadas de partir, acrescentou a premiê.

O comissário de polícia Ian Stewart informou que a tempestade pode causar inundações de 0,8 a 2,5 metros na região de Mackay. Segundo Stewart, se acredita que um grande número de moradores de Queensland já tenha deixado suas residências. Moradores de áreas com menor risco também se preparam para enfrentar a tempestade, com estoques de comida e água e proteções nas casas.

(Com Reuters e AFP)