A região metropolitana de Lisboa, Portugal, foi atingida por fortes chuvas nesta terça-feira, 13. A capital portuguesa se encontrava em um cenário atípico com carros arrastados pelas enchentes, ruas alagadas, estradas e linhas de metrô fechadas. Em menos de uma semana, esta é a segunda vez que a região da Grande Lisboa se encontra em uma situação caótica devido a um temporal.
Nenhum registro de morte foi feito. No entanto, duas pessoas tiveram que ser hospitalizadas após uma viatura ter sido soterrada. Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), divulgados pelo Jornal Expresso, nunca choveu tanto na capital de Portugal.
Afetados pela chuva e impossibilitados de se locomover livremente, alguns moradores postaram nas redes sociais diversas imagens que mostram o estado alarmante que a região se encontra. Além de Lisboa, outros lugares como Cascais, Algés, Loures, Alcântara e São Domingos de Rana foram afetados pelas inundações.
Algés submerso! Noé bem nos avisou… pic.twitter.com/L1SZTy9pUq
— Eduardo Lopes (@Eduardo_lopes03) December 13, 2022
A Proteção Civil de Portugal chegou a fazer um alerta à população, acionando o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.
#lisboa #chuva #enchente #cheias #alges pic.twitter.com/3EiWMRJk0y
— Sez (@SezDev) December 13, 2022
O prefeito de Lisboa, Carlos Moeda, pediu aos lisboetas que evitassem sair de casa e afirmou que a situação é uma “catástrofe no sentido informal da palavra”. Moeda ainda fez referência ao Plano Geral de Drenagem de Lisboa, uma obra, que de acordo com ele, vai mudar estruturalmente a cidade e assim resolver ou mitigar os problemas causados pelas chuvas.