Chefe do Comando Sul dos EUA viaja ao Brasil para debater fronteira e tráfico ilegal
Entre os encontros previstos estão reuniões com o ministro da Defesa, José Múcio, e com comandantes das Forças Armadas

O almirante Alvin Holsey, comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, viaja ao Brasil nesta semana para uma visita de três dias que incluirá encontros com líderes em Brasília e em Rio branco, informou a Embaixada dos EUA nesta segunda-feira, 19.
Entre os encontros previstos estão reuniões com o ministro da Defesa, José Múcio, e com comandantes das Forças Armadas. Na sequência, Holsey seguirá para Rio Branco, no Acre.
“A visita oferece uma oportunidade de obter uma visão direta dos desafios e das ameaças presentes na região de fronteira compartilhada entre Brasil, Peru e Bolívia, especialmente aqueles relacionados ao tráfico ilegal”, afirmou a embaixada americana.
A viagem de Holsey segue a de outra autoridade americana. Há poucas semanas, David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado, veio ao Brasil em uma passagem amplamente politizada, após o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) dizer que os EUA enviariam um representante a Brasília para tratar de ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Em nota, o governo americano disse que o objetivo era tratar de temas como combate a organizações criminosas transnacionais, terrorismo e tráfico de drogas.