Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Chefe de capangas de Pablo Escobar é preso na Colômbia

Jhon Jairo Velásquez Vásquez, conhecido como ‘Popeye’, se dizia arrependido e reintegrado à sociedade depois de passar 23 anos na prisão

Por Da Redação
Atualizado em 25 Maio 2018, 16h52 - Publicado em 25 Maio 2018, 15h37

A apenas dois dias das eleições presidenciais Colômbia, as autoridades policiais de Medellín prenderam nesta sexta-feira 25 o assassino profissional e chefe dos capangas do narcotraficante Pablo Escobar, Jhon Jairo Velásquez Vásquez, conhecido como “Popeye“.

O prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, confirmou a notícia por meio de sua conta do Twitter e parabenizou tanto a divisão da promotoria dedicada à luta contra o crime organizado como as polícias nacional e municipal.

Apesar de ainda não terem sido revelados detalhes sobre o caso, o jornal El Tiempo informou que Popeye foi detido quando compareceu às instalações da sede da Promotoria, no complexo da Alpujarra de Medellín. Ao jornal colombiano, fontes da polícia disseram que o capanga de Escobar responde por diversas denúncias de extorsão.

Em 22 de maio, o senador Iván Cepeda, do partido esquerdista Polo Democrático Alternativo (PDA), denunciou Popeye perante a Promotoria por constantes ameaças a seguidores do candidato presidencial Gustavo Petro.

Continua após a publicidade

Popeye esteve preso por mais de 23 anos devido a centenas de mortes e sequestros a políticos que perpetrou durante suas atuações no Cartel de Medellin. Após a saída da prisão, ele manifestou em diversas entrevistas que havia se reintegrado à sociedade.

Nos últimos anos, transformou-se em um fenômeno no YouTube com o canal “Popeye arrependido”, em que ele fala sobre seu ex-patrão Pablo Escobar e critica o atual candidato de esquerda no pleito presidencial do próximo domingo, 27. Ele também se tornou popular por deixar-se entrevistar por veículos de imprensa de todo o mundo – uma oportunidade para insistir na sua mudança de atitude e para contar a sua história ao lado de Escobar.

No meio de uma gravação com um grupo de jornalistas, no ano passado, o ex-chefe dos matadores profissionais de Escobar chegou a sair do veículo no qual viajava para ameaçar uma mulher que o tinha chamado de “assassino”.

Continua após a publicidade

Em 9 de dezembro, a Promotoria da Colômbia pediu a revogação da liberdade condicional de Popeye porque estava presente a uma festa na qual Juan Carlos Mesa, um dos narcotraficantes mais procurados do país, foi preso.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.