Chanceleres de Singapura e Pyongyang acertam detalhes da reunião Trump-Kim
O ministro de Singapura foi à Coreia do Norte para acertar detalhes sobre segurança e protocolos para o histórico encontro a ser realizado no próximo dia 12
O ministro das Relações Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan, se reuniu em Pyongyang com o chanceler norte-coreano, Ri Yong-ho, e conversaram sobre a histórica reunião entre os líderes dos Estados Unidos e Coreia do Norte, que será realizada na cidade-estado na próxima terça-feira (12).
O encontro, informado nesta sexta-feira (8) pela agência estatal norte-coreana de notícias KCNA, aconteceu ontem. Segundo a agência, os chanceleres “trocaram pontos de vista sobre o fortalecimento dos laços entre os dois países” e falaram sobre a “situação atual enfrentar a cúpula entre a República Popular da Coreia (nome oficial do país) e os Estados Unidos”.
Balakrishnan chegou a Pyongyang nesta quinta para realizar uma visita de dois dias, cuja meta parece ser o de especificar detalhes em torno da segurança e o protocolo para a cúpula entre os líderes Kim Jong-un e Donald Trump que acontecerá em Singapura.
A breve nota da KCNA não fornece mais detalhes sobre o encontro entre os dois chanceleres e apenas acrescentou que as conversas aconteceram em uma atmosfera “simpática e acolhedora”.
Espera-se que Balakrishnan também se reúna durante a sua visita à Coreia do Norte com o chefe de Estado cerimonial do país, Kim Yong-nam.
A histórica reunião chegou a ser cancelada por alguns dias devido às diferenças acentuadas entre as duas partes a respeito do possível modelo de desnuclearização que poderia ser adotado pelo regime de Pyongyang. No entanto, os esforços diplomáticos conseguiram reverter a situação para o que vem sendo chamado de “a cúpula do século”.