Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Céu turbulento para o ditador Nicolas Maduro

Avião presidencial foi confiscado pelas autoridades americanas na República Dominicana

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 set 2024, 11h37 - Publicado em 6 set 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Até para a Venezuela, país instável, a semana foi tumultuada. A primeira turbulência afetou — em solo — o avião presidencial do ditador Nicolás Maduro. A aeronave foi confiscada pelas autoridades americanas na República Dominicana, onde passava por reparos. O Dassault Falcon 900EX havia sido comprado pelo governo bolivariano nos Estados Unidos por meio de uma empresa de fachada, ao valor de 13 milhões de dólares, e contrabandeado para Caracas. “Que esta apreensão envie uma mensagem clara: Maduro e seus comparsas não podem voar à vontade em um avião adquirido ilegalmente”, disse Matthew Axelrod, subsecretário do Departamento de Comércio. Acumulando dissabores, o tiranete viu a descontente população sofrer os efeitos de um apagão que deixou vinte dos 24 estados no escuro. “Uma sabotagem energética golpista”, gritou. Para alegrar o povo, sacou a caneta presidencial e, por decreto, antecipou, de modo ridículo, o Natal para 1º de outubro, atalho para benesses financeiras. No pacote de torpedos, o mais grave foi disparado por um tribunal pró-governo, ao emitir mandado de prisão contra Edmundo González, o oposicionista de quem a vitória eleitoral foi subtraída. González vive escondido e não compareceu a três intimações para depor — eis a justificativa mequetrefe para o mandado. Enquanto os governos do Brasil, da Colômbia e do México tentam reabrir um canal de comunicação com Maduro para tratar do impasse, os venezuelanos, sem opções, tristes, sofrem numa nação atropelada pelo autoritarismo.

    Publicado em VEJA de 6 de setembro de 2024, edição nº 2909

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.