Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Cenas de desespero e tumulto no aeroporto de Cabul deixam mortos

Multidão lotou aeroporto para tentar fugir do Talibã, que agora controla a capital e o governo central; ao menos cinco pessoas morreram

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 ago 2021, 09h23 - Publicado em 16 ago 2021, 09h05

Cenas de desespero e aflição foram registradas em Cabul nesta segunda-feira, 16, quando milhares de pessoas seguiram ao aeroporto local para tentar fugir do Afeganistão. A multidão no Aeroporto Internacional Hamid Karzai causou tumulto e pelo menos cinco pessoas morreram.

A correria começou poucas horas depois de a capital ser tomada pelo Talibã, o que provocou o colapso do governo e a fuga do presidente Ashraf Ghani. Em meio à crise, os Estados Unidos aprovaram o envio de reforços militares ao país para auxiliar na segurança do aeroporto internacional de Cabul e na evacuação do pessoal da embaixada dos EUA e dos afegãos que estão deixando o país.

Vídeos nas redes sociais mostram a multidão, entre elas muitas famílias, andando pelas pistas, em meio a veículos militares e aviões. Centenas de pessoas tentavam entrar à força nos aviões que saíam da capital afegã. Algumas das imagens mostram jovens se agarrando a escadas para tentar embarcar em uma aeronave.

As tropas americanas que patrulhavam o aeroporto atiraram para o alto para tentar controlar a situação. Ainda não está claro se as vítimas foram mortas a tiros ou pisoteadas em meio à confusão.

Continua após a publicidade

Com as situação caótica, a autoridade aeroportuária anunciou o cancelamento dos voos comerciais e apenas viagens militares ocorrem no local. “Por favor, não venha para o aeroporto”, disse uma autoridade.

Continua após a publicidade

Mais de 60 países, incluindo EUA, Alemanha, Japão e França, publicaram um comunicado em que fazem um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o Afeganistão em segurança.

Os Estados Unidos concluíram na noite deste domingo 15 a evacuação da sua embaixada em Cabul. A bandeira americana na representação diplomática também já foi retirada.

Até o momento, de acordo com a rede de TV dos EUA, cerca de 500 dos cidadãos do país que exercem função na representação diplomática já foram retirados do Afeganistão. O Departamento de Estado e o Pentágono prometeram, além disso, retirar do país “outros cidadãos afegãos, particularmente vulneráveis”, além de acelerar a evacuação de outros que cumprem os requisitos para receber o visto especial de imigrante nos EUA.

O governo americano prometeu semanas atrás que, antes do fim de agosto, encerraria a retirada militar do Afeganistão e que ajudaria a retirar até 70 mil cidadãos oriundos do país asiático, entre intérpretes e outros funcionários que ajudaram as tropas dos Estados Unidos, além de seus familiares.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.