Comando dos policiais prevê demora no controle do fogo; não há ainda informações sobre as áreas mais afetadas e as causas
Por Da Redação
Atualizado em 16 abr 2019, 01h41 - Publicado em 15 abr 2019, 14h23
Um incêndio considerado violento na Catedral de Notre Dame, em Paris, foi registrado nesta segunda-feira, 15. A torre central desabo e as chamas foram controladas apenas após 8 horas em um dos monumentos históricos mais emblemáticos da França.
Os bombeiros anunciaram que conseguiram salvar a estrutura da catedral, construída entre 1163 e 1245. Segundo o jornal Le Figaro, o incêndio deu-se justamente em um momento de restauração da edificação e pode estar ligado a esse trabalho.
As chamas teriam surgido às 17h50 (12h50 em Brasília), segundo um porta-voz da catedral. Ou seja, apenas 55 minutos antes da saída dos últimos visitantes. Não há informações sobre possíveis vítimas.
“Tudo está queimando. Da pintura de Nossa Senhora de Paris, que data do século XIX de um lado e do século XVIII do outro, não restará nada”, afirmou o porta-voz da catedral, André Finot.
Continua após a publicidade
O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou no Twitter que a catedral, presa pelas chamas, causa emoção em toda uma nação. “Meus pensamentos a todos os católicos e por todos na França. Como todos nós compatriotas, estou triste esta tarde por ver queimar esta parte de nós”, escreveu.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, lamentou o “incêndio terrível” pelo Twitter. “Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em vinculação com a Diocese de Paris. Convido todos a respeitar os limites de segurança.”
Un terrible incendie est en cours à la cathédrale Notre-Dame de Paris. Les @PompiersParis sont en train de tenter de maîtriser les flammes. Nous sommes mobilisés sur place en lien étroit avec le @dioceseParis. J'invite chacune et chacun à respecter le périmètre de sécurité. pic.twitter.com/9X0tGtlgba
“Incêndio importante em curso na Notre Dames, é preciso manter a distância e retirar as pessoas da área para deixar passar os bombeiros e socorristas”, reagiu o vice-prefeito de Paris, Emmanuel Grégoire, pelo Twitter. A polícia reiterou esse mesmo apelo, segundo o jornal Le Monde.
Ao Le Figaro, um dos comandantes das forças policiais disse que o incêndio vai durar por longo tempo. A Prefeitura de Paris montou uma sala de crise para monitorar o combate ao fogo e as primeiras ações de reconstrução.
De Washington, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou o incêndio pelo Twitter e deu sua opinião sobre como controlar as chamas. “Talvez, tanques com água (levados por helicópteros) possam ser usados para apagar (o incêndio). Tem de agir rápido.”
Continua após a publicidade
A Catedral de Notre Dame é uma das mais antigas em estilo gótico da França. Sua construção foi concluída somente no século XIII, e hoje é considerada tanto uma façanha da arquitetura quanto um símbolo religioso.
Trata-se de uma das mais importantes atrações turísticas de Paris, com cerca de 13 milhões de visitantes por ano. Situa-se na Praça Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena.
De acordo com o Figaro, 16 estátuas de cobre foram retiradas da catedral no último dia 11 para restauro em Périgueux. Cada uma delas pesa cerca de 250 quilos e mede 3 metros de altura. Elas devem retornar à torre em 2022.
Black Friday será uma prévia das dificuldades de 2025, diz Fabio Bentes
VEJA Mercado desta sexta-feira recebeu o economista sênior da CNC. Ele afirmou que não espera um crescimento expressivo das venda e aponta juros e dólar como razões; economia deve desacelerar em 2025.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.