Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Campanha contra poliomielite visa vacinar meio milhão de crianças na Faixa de Gaza

Para evitar o surto de poliomielite em Gaza detectado em julho é preciso vacinar ao menos 90% de todas as crianças menores de 10 anos da região

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 out 2024, 10h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Criança é vacinada em Deir al Balah, Gaza, na primeira rodada da campanha contra a poliomielite -
    Criança é vacinada em Deir al Balah, Gaza, na primeira rodada da campanha contra a poliomielite -  (Ashraf Amra/Anadolu/Getty Images)

    Programada para começar na segunda-feira, 14 de outubro, a segunda rodada da campanha de vacinação de emergência contra a poliomielite na Faixa de Gaza visa vacinar cerca de 591.700 crianças menores de dez anos. A campanha, conduzida pelo Ministério da Saúde Palestino em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) e outros parceiros, faz parte dos esforços para deter o surto de poliomielite em Gaza, detectado em 16 de julho de 2024.

    A primeira rodada da campanha de vacinação, realizada entre 1º e 12 de setembro, vacinou 559.161 crianças, cerca de 95% dos elegíveis na faixa etária. Cada rodada é composta de três fases, e cada uma envolve três dias de vacinação e um dia de recuperação. Mais de 800 pessoas vão entrar em contato com as famílias para falar sobre a importância da vacinação e estimular a população a levar as crianças até os postos de vacinação.

    São necessárias duas doses da nova vacina oral contra a poliomielite tipo 2 (nOPV2) para interromper a transmissão do poliovírus. No entanto, isso só será alcançado se pelo menos 90% de todas as crianças forem vacinadas em todas as comunidades e bairros. De acordo com um comunicado divulgado pela OMS, junto com a vacina contra a poliomielite será administrada uma dose de vitamina A para estimular a imunidade geral entre as crianças de dois a nove anos.

    “Mais uma vez, uma pausa humanitária será um pré-requisito para implementar uma segunda rodada bem-sucedida, principalmente para garantir que todos os profissionais da área da pólio possam trabalhar em um ambiente seguro e protegido, e que comunidades e famílias possam obter vacinação para crianças sem medo”, diz  o comunicado da OMS.

    Para cobrir as duas rodadas, 1,6 milhão de doses de vacinas foram entregues nos últimos dois meses, bem como 20 geladeiras, 10 freezers, 100 caixas de gelo e 800 recipientes para vacinas — todos os equipamentos necessários para manter as vacinas em uma temperatura entre 2 e 8°C.

    Com informações da Organização Mundial da Saúde.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.