Após o empate com a Suíça na estreia do Brasil na Copa do Mundo da Rússia neste domingo (17), a imprensa mundial destacou as reclamações da seleção em relação aos erros de arbitragem que favoreceram o país europeu. Jornais e revistas pelo planeta também não deixaram de notar a performance “abaixo do esperado” de Neymar e sua equipe.
Para o The New York Times, o jogo foi um “início decepcionante do Brasil para a Copa”. Segundo o jornal, o desempenho do time “não acalmou os nervos” dos torcedores.
O Washington Post também fala em “situação difícil”. Apesar de reconhecer que Suíça jogou de forma “louvável”, o jornal americano afirma que a seleção europeia “trapaceou” no gol de Steven Zuber, que empurrou o zagueiro brasileiro Miranda ao dar uma cabeçada na bola.
Entre os veículos do meio esportivo, a impressão que fica é a mesma. Apesar do gol controverso, o time suíço jogou bem, e o Brasil deixou a desejar.
“Mais um jogo e outro resultado decepcionante para um dos favoritos da Copa do Mundo”, diz o site da emissora americana ESPN.
Neymar
A performance da grande estrela brasileira também não passou despercebida. “Neymar, procurando provar que ainda é perigoso mesmo após a lesão no pé que sofreu em fevereiro, apresentou uma performance bastante esquecível, interrompida por alguns momentos brilhantes no ataque”, afirma o The New York Times.
Ficou claro que Neymar não era ele mesmo”, diz a ESPN americana, notando que além da piora na forma física, o jogador não exibiu sua qualidade técnica de sempre.
O novo visual do craque também foi destaque no mundo. Para o Post, Neymar retornou de sua recuperação com “um penteado de poodle loiro que parecia mais uma sabotagem”.
Imprensa suíça
Os jornais e televisões da Suíça deram grande destaque para o resultado do jogo. O 20 Minuten, de Zurique, destacou o “desempenho corajoso, comprometido e combativo” de sua seleção, que com “grande paixão e dedicação” empatou contra os favoritos da Copa.
O veículo, contudo, admitiu a marcação pesada sobre os jogadores brasileiros, principalmente contra Neymar. “Os suíços derrubaram o jogador de 26 anos dez vezes. Em 20 anos, nenhum jogador foi derrubado com tanta frequência em uma Copa do Mundo”, afirma.
O Neue Zürcher Zeitung também lembrou a decepção dos torcedores brasileiros com o resultado. O otimismo que se espalhou nas últimas semanas entre os fãs, foi embora no segundo tempo, quando a seleção “entrou em colapso”, escreveu.