Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brasil pedirá a suspensão da Venezuela da OEA

Rascunho de resolução, que se discutida em Washington, trata de punição ao regime de Nicolás Maduro

Por Leonardo Coutinho, de Washington Atualizado em 4 jun 2018, 20h48 - Publicado em 4 jun 2018, 18h10

Os chefes da delegações da Argentina, Brasil, Canada, Chile, Estados Unidos, México e Peru desenharam uma propostas de resolução que deverá pedir a suspensão da Venezuela da OEA.

VEJA teve acesso a uma cópia do documento que apresenta uma lista de dez medidas em relação ao regime de Nicolás Maduro.  A mais dura delas pede o afastamento da Venezuela.

O documento, firmado pelos sete países, também pede a abertura para ajuda humanitária,  a realização de novas eleições com a participação de todo espectro político local, inclusive com a candidatura de opositores que atualmente se encontram presos.

Segundo o documento,  líder presos e exilados devem ter seus direitos políticos restituídos e sejam libertados.

A proposta, que seguirá para votação do Assembleia Geral da OEA,  necessita de 24 dos 35 votos dos países membros para ser aprovada.

Em seu discurso, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, disse que a tradição diplomática brasileira é marcada pelo respeito à autodeterminação,  mas sobretudo aos direitos humanos. O Brasil disse que que ofereceu ajuda para o envio de medicamentos e alimentos, mas não tem recebido resposta do regime de Nicolás Maduro.

Continua após a publicidade
Publicidade