Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Brasil e Argentina buscarão laços mais próximos com México

Brasil está descontente com uma nova diretriz da indústria automobilística argentina, mas ambos os presidentes não comentaram o impasse

Por Da redação
Atualizado em 7 fev 2017, 14h11 - Publicado em 7 fev 2017, 13h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Argentina, Mauricio Macri, pediu nesta terça-feira em Brasília que o Mercosul se aproxime da Aliança do Pacífico, e em particular do México, um país sobre o qual afirmou que “começa a olhar para o sul com mais decisão”. Em discurso junto ao presidente brasileiro, Michel Temer, e em uma aparente alusão ao protecionismo impulsionado pelo governo do americano Donald Trump, Macri disse que “frente a tantas dúvidas no mundo hoje”, o Mercosul e toda América Latina devem buscar novos horizontes comerciais.

    “Que 2017 seja um ano de inflexão positiva para esta aliança estratégica” entre Brasil e Argentina, declarou Macri, que convidou Temer a “serem aliados e encarar juntos esta agenda”, que passa pelo “fortalecimento interno do Mercosul e suas relações com o mundo”.

    Macri chegou ao Palácio do Planalto às 11h03 e foi recebido na rampa presidencial pelo presidente Michel Temer e pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra. Em meio a um impasse em torno do novo regime de autopeças argentino, os dois chefes de Estado fizeram uma reunião. Na sequência, Temer e Macri seguiram para o Palácio do Itamaraty, onde seria oferecido um almoço ao presidente argentino.

    Uma nova lei argentina incentiva a indústria automobilística a comprar autopeças produzidas no país. Os fabricantes de veículos na Argentina que tenham, no mínimo, 30% de conteúdo nacional, serão beneficiados por uma redução de impostos. O Brasil quer que suas autopeças sejam consideradas “nacionais” pelos argentinos.

    Em sua primeira viagem internacional como presidente, em setembro passado, Michel Temer foi a Buenos Aires e pediu a Macri que adiasse a implementação das regras, no que foi atendido. Agora, porém, negociadores dizem que eles estão dispostos a implementá-la, apesar das pressões brasileiras em contrário. Nenhum dos chefes de Estado disseram algo sobre o impasse das autopeças

    (Com agência Reuters e Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.