Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Boris Johnson vence eleição britânica, segundo boca de urna

Vitória conservadora torna Brexit inevitável; resultado oficial sai na madrugada desta sexta-feira

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h33 - Publicado em 12 dez 2019, 20h17

O Partido Conservador do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta no Parlamento nas eleições desta quinta-feira, segundo pesquisa de boca de urna do instituto Ipsos/MORI para a BBC e a Sky News. Os conservadores obtiveram 368 cadeiras do total de 650. A principal força da oposição, o Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn, sofreu uma dura derrota, limitando-se a  191 deputados. O resultado oficial sairá na madrugada de sexta, 13.

Os britânicos foram às urnas para eleições apontadas como as “mais importantes em uma geração” porque definiram o Parlamento que levará adiante o processo do Brexit, desta vez sem chances de novo recuo. A retirada do Reino Unido da União Europeia é a questão mais importante na agenda britânica e a que mais impactos trará a seus cidadãos, muitos dos quais negativos em um primeiro momento. A data da saída está marcada para 31 de janeiro de 2020.

No poder desde julho, porém sem maioria absoluta, Johnson apostou em eleições antecipadas em dezembro – um mês escuro, frio e pouco propício para empurrar os britânicos às urnas. O conservador foi um dos maiores entusiastas da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia, aprovada em referendo em 2016. O tema monopoliza a vida política britânica há mais de três anos e divide profundamente a sociedade.

Continua após a publicidade

Corbyn propunha negociar um novo acordo com os europeus para manter estreitas relações comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia. O ex-sindicalista prometeu submeter o acordo a um novo referendo, junto com a possibilidade de simplesmente anular o Brexit.

Durante todo o dia, os britânicos enfrentaram chuva e neve para ir às seções eleitorais, que permaneceram abertas até as 22h00 locais (19h de Brasília).

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.