Boris Johnson recebe alta do hospital após internação por coronavírus
Hospitalizado há uma semana, primeiro-ministro britânico chegou a ficar na UTI e afirmou que sistema público de saúde 'salvou a sua vida'
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, recebeu alta do hospital St. Thomas, na manhã deste domingo, 12, após ficar hospitalizado por uma semana com coronavírus. Johnson não voltará imediatamente ao trabalho e, nos próximos dias, segundo o governo, ficará em casa se recuperando.
“O primeiro-ministro foi liberado do hospital para continuar sua recuperação em Chequers [sua residência no noroeste de Londres]”, disse, em comunicado, um porta-voz do governo, acrescentando que Boris “não retomará imediatamente o trabalho, sob orientação de sua equipe médica”.
Boris Johnson, de 55 anos, foi levado ao hospital St. Thomas no domingo 5. Dez dias antes, ele testou positivo para o novo coronavírus. Por três dias, o primeiro-ministro ficou em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) – ele retornou a uma ala de cuidados na quinta-feira 9.
Em sua primeira declaração oficial após receber alta, Johnson afirmou que nunca agradecerá “o suficiente” o serviço público de saúde do Reino Unido, o NHS (National Health Service), por ter salvado a “sua vida”. “Nunca agradecerei o suficiente”, afirmou. “Devo a eles minha vida”, acrescentou.
Pouco depois, em um vídeo divulgado em seu perfil oficial no Twitter, Boris Johnson afirmou que o Reino Unido está tendo “progresso na incrível batalha nacional contra o coronavírus”. “Estamos tendo progresso porque o povo britânico formou um escudo humano em torno do maior patrimônio nacional deste país, nosso Sistema Nacional de Saúde”, disse o primeiro-ministro.
De acordo com o balanço divulgado na manhã deste domingo pela universidade americana Johns Hopkins, o Reino Unido possui 79,8 mil casos confirmados e 9,8 mil mortes causadas pelo novo coronavírus.