Bomba da II Guerra explode em detonação ‘não planejada’; Veja vídeo
Explosivo foi encontrado na última terça-feira 7. Nenhuma pessoa ficou ferida
Uma bomba de 250 quilos da II Guerra Mundial, encontrada em Great Yarmouth, cidade no leste da Inglaterra, explodiu na sexta-feira 10 em uma detonação que as autoridades chamaram de “não planejada”. Segundo a Polícia de Norfolk, condado em que o município se localiza, ninguém ficou ferido.
De acordo com um comunicado de imprensa da cidade, as autoridades encontraram o explosivo na última terça-feira 7, devido a um empreiteiro que fazia a drenagem do Rio Yare. Os serviços de emergência foram ativados imediatamente, que convocaram a equipe das Forças Armadas especializadas em descartes de bombas.
Moradores tiveram que deixar a área e todas as estradas foram fechadas. Especialistas começaram a desarmar os explosivos do dispositivo na sexta-feira, mas a bomba detonou, provocando uma grande explosão captada em um vídeo por um drone da polícia.
The unexploded bomb in #GreatYarmouth detonated earlier during work to disarm it. Our drone captured the moment. We can confirm that no one was injured. Public safety has been at the heart of our decision making all the way through this operation, which we know has been lengthy. pic.twitter.com/9SaeYmHkrb
— Norfolk Police (@NorfolkPolice) February 10, 2023
As autoridades comunicaram que a bomba estava protegida por uma caixa de areia protetora, no caso uma detonação inesperada, evitando ferimentos. Para proteger os moradores, os prédios foram esvaziados e um perímetro de 400 metros ao redor do explosivo foi isolado.
+ Atentado com carro-bomba deixa dois mortos em Jerusalém
A diretora executiva do Great Yarmouth Borough Council, Sheila Oxtoby, agradeceu aos membros da comunidade pela compreensão pelo processo que durou cerca de três dias e suspendeu as ordens de evacuação no domingo 12.
De início, a ideia era realizar uma detonação parcial da bomba na quinta-feira 9, e o artefato seria levado, em seguida, para um ambiente seguro para ser detonado. De acordo com a BBC, para que isso fosse possível, um robô para cortar fusíveis foi utilizado, mas o processo sofreu uma desestabilização.
+ Como nova arma da Ucrânia pode obrigar Rússia a mudar estratégia na guerra
Os engenheiros da Agência Ambiental vão realizar uma inspeção na parede de um rio que foi danificada pela explosão, embora as “avaliações iniciais” mostram que sua defesa contra inundações não foi comprometida.