Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Barcelona recruta cabras e ovelhas para prevenção de incêndios florestais

Cerca de 290 animais se tornarem novos 'bombeiros' em Collserola, parque natural da cidade, seguindo antiga estratégia de pastoreio

Por Vitória Barreto 15 ago 2022, 16h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A group of sheep and goats graze near the Mirador de Montbau, on April 6, 2022, in Barcelona, Catalonia, Spain. Today the Barcelona City Councilor for Climate Emergency presented the pilot grazing plan on the Barcelona side of the Parc Natural de Collserola. The plan, launched by the Barcelona City Council, begins this April and will last for three months. For at least 90 days, between 150 and 250 goats and sheep will graze on the Barcelona side of the Natural Park to mitigate fires that may occur in Collserola. (Photo By David Zorrakino/Europa Press via Getty Images)
    O pastoreio controlado começa no lado de Barcelona, no parque natural de Collserola. (David Zorrakino/Europa Press/Getty Images)

    A onda de calor que se alastra por toda Europa tem provocado uma série de incêndios florestais. A cidade de Barcelona, na Espanha, acaba de adotar uma medida de prevenção curiosa: 290 ovelhas e cabras em Collserola, parque natural da cidade, se tornaram os mais novos “bombeiros” para combater os incêndios que acontecem no local.

    Publicidade

    As áreas propensas para incêndios florestais são entregues aos animais de pasto, que mastigam e pisoteiam a vegetação seca, que poderia crescer e virar combustível para incêndios. O espaço verde de 8.000 hectares situado sobre a cidade recebe uma média de 50 incêndios por ano, afirmou o vereador de Barcelona no comando de emergências climáticas e transição ecológica, Eloi Badia, à agência de notícias Reuters.

    Publicidade

    Embora possa parecer cômica, a estratégia segue uma técnica milenar que foi revivida para proteger a região e já tem sido empregada em outras partes do da Espanha e do mundo. Em Faia Brava, Portugal, 45 cavalos Garrano, que estão em perigo de extinção, ajudaram a conter as chamas de um incêndio que deixou 62 morto no país em 2017. No Canadá, a estratégia é similar, mas com uso de bois e vacas. 

    Além de ajudar na prevenção das chamas, o pastoreio traz outros benefícios para o meio ambiente. Os animais carregam sementes e fertilizam o solo à medida que se deslocam pelo terreno e nutrem a biodiversidade, já que comem diversas plantas indiscriminadamente e conseguem reduzir a vantagem competitiva de algumas que podem dominar espécies menores. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.