Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Bahamas: 1300 estão desaparecidos após passagem de furacão Dorian

Contagem oficial registra 50 mortos no país, mas premiê Hubert Ingraham estima, em entrevistas à imprensa local, que número subirá consideravelmente

Por Da Redação Atualizado em 13 set 2019, 03h27 - Publicado em 13 set 2019, 03h07

Cerca de 1.300 pessoas estão desaparecidas nas Bahamas após a passagem do furacão Dorian, disseram nesta quinta-feira 12 as autoridades, que revisaram para baixo a cifra anterior, de 2.500 desaparecidos.

A agência de gestão de emergências das Bahamas (NEMA) atribuiu a diminuição ao fato de comprovar se as pessoas desaparecidas estavam nos refúgios para afetados.

As autoridades disseram que o furacão devastador, de categoria 5, deixou até agora 50 mortos. Mas também expressaram o temor de que o número aumente significativamente.

“Segundo a informação que tenho e o que sei, há centenas de pessoas mortas”, disse na quarta-feira o ex-premiê Hubert Ingraham, citado pelo jornal Nassau Guardian.

Continua após a publicidade

“Não dou atenção à cifra de 50”, disse Ingraham, após percorrer as ilhas Ábaco, devastadas por Dorian. “Centenas de pessoas morreram em Ábaco e um número significativo em Grande Bahama”, a outra ilha severamente afetada pelo furacão, disse.

A busca de pessoas “é um processo lento”, disse o comissário de Polícia das Bahamas, Anthony Ferguson, em uma coletiva de imprensa. “Temos que atravessar todos estes escombros, tomar nosso tempo e buscar”.

“Passará muito tempo até que se possa dizer o número (final)”, disse.

Carl Smith, porta-voz da NEMA, disse que 150 pessoas estavam atualmente em refúgios na ilha de Grande Bahama e 2.000 em Nova Providência, situada em Nassau.

Continua após a publicidade

“Não recebemos mais muitas pessoas deslocadas das ilhas Ábaco”, acrescentou.

O porta-voz também informou que as autoridades tinham suspendido a deportação de imigrantes ilegais que foram afetados pela tempestade. As Bahamas têm uma vasta comunidade de haitianos, e alguns dos que se encontram irregularmente no arquipélago expressaram o temor de serem expulsos.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.