Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Atirador mata três israelenses na fronteira entre Cisjordânia e a Jordânia

Homem, morto pelas Forças de Defesa de Israel (IDF), saiu de um caminhão e abriu fogo; em Gaza, membro do Serviço de Emergência morreu em ataque aéreo

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 set 2024, 15h45 - Publicado em 8 set 2024, 15h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Membros das Forças de Defesa de Israel (IDF) nas imediações da Ponte Allenby, onde civis foram mortos a tiros
    Membros das Forças de Defesa de Israel (IDF) nas imediações da Ponte Allenby, onde civis foram mortos a tiros  (IDF/Divulgação)

    Um atirador matou três israelenses neste domingo, 8, nas imediações da Ponte Allenby, na fronteira entre a Cisjordânia e a Jordânia. Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), o homem se aproximou do local em um caminhão e abriu fogo contra os soldados. As vítimas fatais eram civis e o atirador foi morto.

    Publicidade

    Após o ataque, membros das IDF anunciaram que fariam uma varredura no caminhão para verificar a suspeita de que haveria artefatos explosivos no veículo. Os resultados da apuração ainda não foram divulgados.

    Publicidade

    Segundo as agências de notícias Reuters e AP News, o atirador seria da Jordânia e os israelenses mortos no ataque seriam homens na faixa dos 50 anos.

    A agência estatal de notícias da Jordânia, Petra News Agency, publicou uma nota em que cita o tiroteio e informa que a travessia está fechada em ambos os sentidos. Disse ainda que não há informações de quando será reaberta e que “as forças israelenses aumentaram sua presença militar no posto de controle na abordagem leste de Jericó”.

    Publicidade

    Jordânia e Israel encerraram o estado de guerra em 1994, quando assinaram um tratado de paz — conhecido como Tratado de Wadi Araba –. Apesar do fim das rivalidades, a Jordânia tem sido crítica aos ataques israelenses direcionados à Faixa de Gaza em virtude da guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas, iniciada em outubro do ano passado.

    Continua após a publicidade

    Faixa de Gaza

    Também neste domingo, o vice-diretor do Serviço de Emergência Civil de Gaza Mohammad Morsi foi morto em um ataque aéreo israelense na cidade palestina de Jabalia, na Faixa de Gaza. Além de Morsi, quatro parentes dele morreram no bombardeio. Até o momento, as IDF não se manifestaram sobre o caso.

    Publicidade

    Em seu canal no Telegram, as forças israelenses disseram que tropas realizam ações na região central e no sul de Gaza. Na cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, a corporação disse ter eliminado terroristas e que fez ataques à infraestrutura utilizada por eles, além de ter localizado armas. Segundo as IDF, 25 alvos terroristas do Hamas foram atingidos na Faixa de Gaza desde ontem.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.