Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ataque que matou 16 é como Rússia ‘responde a propostas de paz’, diz Kiev

Um bombardeio russo deixou 16 mortos na Ucrânia, incluindo uma criança de 2 anos; governo Zelensky se diz pronto para contraofensiva

Por Da Redação
Atualizado em 28 abr 2023, 12h38 - Publicado em 28 abr 2023, 08h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rescuers work in the rubble of a damaged residential buildings in Uman, south of Kyiv on April 28, 2023, after Russian missile strikes targeted several Ukrainian cities overnight. - Ukraine and Russia have been fighting since Moscow's February 2022 invasion and Ukraine says it has been preparing for months a counter-offensive aimed at repelling Russian forces from the territory they currently hold in the east and south. (Photo by Sergei SUPINSKY / AFP)
    Equipes de resgate procuram vítimas nos escombros de um prédio residencial destruído em Uman, ao sul de Kiev, depois que ataques de mísseis russos atingiram várias cidades ucranianas durante a noite. 28/4/2023 - (Sergei Supinsky/AFP)

    Uma onda de ataques com mísseis da Rússia na madrugada desta sexta-feira, 28, atingiu diversas cidades na Ucrânia e deixou pelo menos 16 civis mortos, incluindo uma criança de 2 anos. O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, afirmou que os bombardeios são a “resposta de Moscou a todas as iniciativas de paz”.

    Publicidade

    + Xi e Zelensky conversam pela primeira vez desde início da guerra

    Publicidade

    “Ataques com mísseis matando ucranianos inocentes durante o sono, incluindo uma criança de 2 anos, é a resposta da Rússia a todas as iniciativas de paz. O caminho para a paz é expulsar a Rússia da Ucrânia. O caminho para a paz é armar a Ucrânia com (aviões de caça) F-16 e proteger as crianças do terror russo”, disse Kuleba no Twitter.

    A Rússia lançou mísseis de cruzeiro em cidades ucranianas nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, matando pelo menos 16 pessoas – 14 em Uman e duas na cidade de Dnipro.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    + Ou você alimenta a guerra ou tenta acabar com ela, diz Lula sobre Ucrânia

    Em Dnipro, uma mulher de 31 anos e seu filho de 2 anos morreram, de acordo com comunicado da Procuradoria Regional de Dnipropetrovsk no aplicativo de mensagens Telegram. Em Uman, 10 pessoas morreram, incluindo duas crianças de 10 anos, disse Ihor Taburets, chefe da região de Cherkasy.

    Publicidade

    Mísseis e drones também foram abatidos sobre a capital, Kiev. Segundo as autoridades ucranianas, este foi o primeiro ataque com mísseis contra a capital ucraniana em 51 dias, e fragmentos de um míssil interceptado na região atingiram um prédio residencial de vários andares e feriram duas pessoas, incluindo uma menina de 13 anos, disse o chefe de polícia de Kiev, Andrii Nebytov.

    Continua após a publicidade

    + Otan envia 230 tanques para reforçar contra-ofensiva da Ucrânia

    Publicidade

    Também nesta sexta-feira, o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, disse que as Forças Armadas da Ucrânia estão terminando seus preparativos para uma contraofensiva.

    “Os preparativos (para a contraofensiva) estão chegando ao fim”, disse Reznikov em um briefing on-line. “Em um sentido global, estamos prontos em um modo de alta porcentagem. A próxima pergunta cabe ao Estado-Maior… Assim que for da vontade de Deus, do clima e da decisão dos comandantes, o faremos”, acrescentou.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.