Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ataque a tiros mata 32 pessoas no Afeganistão: Talibã nega autoria

Ação ocorre uma semana depois da assinatura do acordo de paz entre os EUA e os talibãs; Estado Islâmico fez atentado similar em 2019

Por Da Redação
6 mar 2020, 15h32

Um ataque armado durante um ato político na capital do Afeganistão, Cabul, matou 32 pessoas nesta sexta-feira, 6. O Talibã negou ser responsável pelo atentado que ocorre menos de uma semana depois da assinatura do acordo de paz com os Estados Unidos.

O ato, em homenagem a Abdul Ali Mazari, um falecido político xiita da minoria hazara, contava com a presença do primeiro-ministro, Abdullah Abdullah, o ex-presidente Hamid Karzai e o ex-primeiro-ministro Salahuddin Rabbani. No Afeganistão, a vertente dominante do islã é a sunita.

Os tiros foram disparados a partir de um prédio próximo. As forças de segurança afegãs realizaram uma varredura no local, mas os terroristas não foram capturados.

O Talibã, por sua vez, negou a autoria. Em 2019, um ataque com morteiros realizado pelo braço armado do Estado Islâmico no Afeganistão contra a mesma cerimônia matou 11 pessoas.

O ataque desta sexta-feira aconteceu menos de uma semana depois da assinatura de um acordo de paz entre os Estados Unidos e o Talibã no sábado 29. O pacto abre caminho para a retirada completa das tropas estrangeiras do Afeganistão em 14 meses, em troca da de um processo de conciliação entre os insurgentes e o governo do país.

Uma trégua parcial instaurada a pedido de Washington em 22 de fevereiro foi suspensa pelos talibãs na segunda-feira 2. Desde então, eles intensificaram os ataques contra as forças de segurança afegãs e deixaram de atuar contra as tropas internacionais.

Um dos principais entraves para o acordo de paz prosperar no Afeganistão é a situação dos cerca de 5.000 talibãs sob custódia do governo e os 1.000 prisioneiros confinados pelos insurgentes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.