Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Após reunião, Lula diz que ‘acha’ que EUA vão entrar no Fundo Amazônia

Presidente do Brasil afirmou que discutiu a necessidade de países ricos financiarem ações de preservação do meio ambiente em nações que têm florestas

Por Da Redação 10 fev 2023, 21h08

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que pediu a Joe Biden apoio para o Fundo Amazônia e “acha” que os Estados Unidos vão aderir ao fundo, que hoje conta com financiamento da Alemanha e da Noruega para preservação da Amazônia.

O chefe do Planalto deu a declaração na noite desta sexta-feira, 10, após reunião a portas fechadas com presidente americano. “Não só acho que vão, como é necessário que participem, porque veja: o Brasil não quer transformar a Amazônia em um santuário da humanidade, mas também o Brasil não quer abrir mão de que a Amazônia é um território do qual o Brasil é soberano”, afirmou. Lula declarou ainda que é preciso “transformar a riqueza da nossa diversidade em algo que possa ser proveitoso para o povo brasileiro que mora na Amazônia”.

Antes do encontro com Biden, havia uma expectativa de que o resultado do encontro entre os dois presidentes fosse o anúncio dos EUA de que entrariam para o Fundo Amazônia.

Lula disse que não conversou especificamente sobre o Fundo Amazônia com Biden, mas que discutiu a necessidade de países ricos financiarem ações de preservação do meio ambiente em países em desenvolvimento e todos os que têm florestas: “Só na América do Sul, além do Brasil, temos Equador, temos a Colômbia, temos Peru, temos Venezuela, temos as Guianas, temos vários países que temos que cuidar”.

O presidente do Brasil afirmou ainda que sentiu “muita vontade do presidente Biden” de apoiar a criação deste fundo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.