Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Após desistir de eleição, Biden diz que é hora de ‘passar a tocha para nova geração’

Presidente dos EUA fez primeiro pronunciamento depois de deixar corrida à Casa Branca

Por Da Redação Atualizado em 24 jul 2024, 22h00 - Publicado em 24 jul 2024, 21h18

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez nesta quarta-feira, 24, seu primeiro pronunciamento depois de desistir de disputar a reeleição. “Foi a grande honra da minha vida servir como seu presidente, mas a defesa da democracia, que está em jogo, é mais importante do que qualquer cargo”, disse Biden, do Salão Oval da Casa Branca.

“Decidi que a melhor maneira de seguir em frente é passar a tocha para uma nova geração”, afirmou. “Essa é a melhor maneira de unir nossa nação. Há um tempo e um lugar para longos anos de experiência na vida pública. Há também um tempo e um lugar para novas vozes, vozes mais jovens, e esse tempo e lugar é agora.”

Biden seguiu, dizendo que, em “alguns meses, o povo americano vai escolher o futuro” dos Estados Unidos. “Fiz minha escolha. Deixei minha opinião clara. Gostaria de agradecer à nossa grande vice-presidente, Kamala Harris. Ela tem experiência. Ela é forte, ela é capaz. Ela tem sido uma parceira incrível para mim e uma líder para o nosso país. Agora a escolha é sua, povo americano.”

Kamala foi anunciada como escolha de Biden para concorrer pelo Partido Democrata no último domingo, mesmo dia em que o presidente revelou que desistiria da eleição. Em uma primeira carta, divulgada nas redes sociais, ele anunciou a desistência. Poucos minutos depois, afirmou que apoiaria a vice para concorrer em seu lugar.

Segundo o levantamento de agências internacionais, ela já conta com número suficiente de delegados democratas para ser indicada pelo partido para a disputa contra Donald Trump. A escolha da legenda deve ser anunciada até 7 de agosto. A convenção da sigla ocorrerá entre 19 e 22 de agosto.

Continua após a publicidade

Biden também afirmou que defenderá uma reforma na Suprema Corte americana. “Vou defender uma reforma na Suprema Corte, porque isso é fundamental para nossa democracia”, afirmou. A Corte, com maioria conservadora, proferiu decisões contrárias às defendidas pelos democratas, como no caso do aborto. A Suprema Corte derrubou a decisão Roe v. Wade, que na prática garantia o direito ao aborto em todo o país. Com isso, passou a ser possível aos estados aprovar legislações que proíbem a prática.

Ele finalizou afirmando que foi um privilégio servir por mais de cinquenta anos ao país. “Em nenhum outro lugar do mundo uma criança gaga de origens humildes em Scranton, Pensilvânia, e Claymont, Delaware, poderia um dia se sentar no Salão Oval como presidente dos Estados Unidos”, disse Biden.

“A grande questão sobre a América é que, aqui, reis e ditadores não governam. O povo governa. A história está em suas mãos. O poder está em suas mãos. A ideia da América está em suas mãos. Você só precisa manter a fé, manter a fé e lembrar quem somos – nós somos os Estados Unidos da América, e não há nada, nada além de nossa capacidade. Nós fazemos isso juntos”, terminou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.