Aos 100 anos, veterano da 2ª Guerra se casa em praia do ‘Dia D’ na França
Harold Terens e sua noiva Jeanne Swerlin, 96, foram recebidos por Emmanuel Macron e Joe Biden em jantar após a cerimônia
Se completar um século de vida é um privilégio para poucos, casar-se aos cem anos de idade é um feito notável — mais raro ainda é ser homenageado, no mesmo dia do casamento, pelos presidentes da França e dos Estados Unidos. Para Harold Terens, veterano da Segunda Guerra Mundial, tudo isso tornou-se realidade neste sábado, 8, quando ele e sua noiva Jeanne Swerlin, de 96 anos, declararam seus votos de “sim” em uma cidade litorânea da Normandia onde, há exatas oito décadas, o exército aliado travava um de seus primeiro confrontos contra os nazistas.
O casamento ocorreu na prefeitura da pequena comuna francesa de Carentan-les-Marais, uma das praias onde os americanos desembarcaram em 6 de junho de 1944, episódio que entrou para a história como “Dia D”. Naquela data, Harold Terens, um jovem cabo da Força Aérea, ainda estava em solo americano consertando aviões danificados para que voltassem à guerra na Europa — o militar, de 20 anos de idade, só chegaria à França doze dias depois, alistado no transporte de soldados alemães capturados e prisioneiros americanos libertados à Inglaterra.
“Esperei 96 anos para encontrar o homem certo e agora tenho um casamento do tipo que só um rei e uma rainha podem ter”, disse Swerlin à AFP pouco antes da cerimônia. Mais tarde, já como marido e mulher, o jovem velho casal fez um brinde dedicado à paz mundial e à democracia: “Pela saúde de todos e pelo fim das guerras na Ucrânia e em Gaza”, declarou Terens.
Jantar de honra
Depois da cerimônia, autoridades de Carentan chegaram a pedir que Harold e Jeanne participassem de um desfile em homenagem ao Dia D, mas o casal negou por ter um compromisso mais importante em Paris: um jantar de estado com os presidentes da França, Emannuel Macron, e dos EUA, Joe Biden, que está em visita ao país europeu participando das festividades de oitenta anos do desembarque nas praias da Normandia.
“Felicitações aos recém-casados”, declarou Macron durante o evento, organizado em celebração às relações entre EUA e França, provocando uma salva de aplausos dos convidados. “É uma alegria para Carentan realizar seu casamento e, para nós, seu jantar de casamento”.
Terens e Swerlin se conheceram em 2021 na Flórida, ambos viúvos. Segundo familiares disseram à AFP, os dois tornaram-se inseparáveis desde então. “Ela faz a vida valer a pena”, declarou o noivo. “Ele é um homem incrível e, além de bonitão, beija muito bem”, brinca a noiva.
*Com informações da AFP.