Antiga aliada de Bolsonaro, Abu Dhabi recebe visita de Lula em 15 de abril
A visita do petista estava prevista para o início do mês, depois da sua viagem à China. O diagnóstico de uma pneumonia, no entanto, adiou o encontro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou uma viagem a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, para o dia 15 de abril. A informação foi divulgada pelo Itamaraty nesta quinta-feira, 6. De acordo com o programa preliminar, o retorno está previsto para o dia seguinte ao encontro com o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, na segunda-feira, 16.
A princípio, a visita do petista estava agendada para o início do mês, depois da sua viagem à China, no final de março. O diagnóstico de uma pneumonia, no entanto, impediu os planos de Lula e adiou o encontro com Xi Jinping, presidente chinês, para o dia 11 de abril, bem como sua ida aos Emirados Árabes.
Em 2019, o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro visitou o xeique Al Nahyan em Abu Dhabi. Na ocasião, a dupla assinou uma série de acordos nos campos de inteligência artificial, meio ambiente, defesa, comércio e cooperação aduaneira. Bolsonaro foi presenteado, ainda, com uma pistola e um fuzil personalizado com o seu nome.
+ Menina dos olhos de Bolsonaro, Emirados convencem Lula a visitar Abu Dhabi
A chegada de Lula acontece em meio ao Ramadã, o mês de jejum na comunidade islâmica, apesar dos debates da diplomacia brasileira sobre um possível desrespeito à data religiosa. As autoridades locais, contudo, insistiram na visita.
O encontro parte de um desejo de Al Nahyan de estreitar as relações com o petista e ampliar o comércio entre os países. Segundo o Ministério da Indústria e Comércio, o Brasil exportou apenas 1% dos seus produtos para os Emirados Árabes em 2022. Entre as mercadorias mais vendidas, estão carne de frango, ouro e celulose.
A agenda do presidente inclui, ainda, encontros com os gestores da Companhia de Investimentos Mubadala e da Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi (AIAD) para captar investimentos em infraestrutura. A instituição, que conta com um fundo de US$ 800 bilhões (R$ 4,2 trilhões), tem interesse no setor de energia renovável brasileira.
Além disso, o percurso na capital árabe envolve reuniões com os organizadores da COP28, conferência climática das Nações Unidas, que será sediada em Dubai, no mês de novembro.
Fala de Trump após redução de tarifas acende alerta para o governo Lula
Sport x Flamengo no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Nos bastidores, futuro de Eduardo Bolsonaro já é dado como definido após julgamento no STF
O sinal que a nova pesquisa sobre a popularidade de Lula enviou para o mercado financeiro
Santos x Palmeiras no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações







