Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Aliança para novo governo de Merkel fracassa na Alemanha

Partido liberal desiste de apoiar coalização para garantir o quatro mandato da primeira-ministra; impasse pode levar alemães novamente às urnas

Por AFP
Atualizado em 4 jun 2024, 18h55 - Publicado em 20 nov 2017, 07h59

Dois meses depois de vencer as últimas eleições, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, ainda não conseguiu formar um novo governo para o seu quarto mandato. Com 32,9% votos, Merkel foi a mais votada, mas precisa compor uma maioria parlamentar para poder continuar no cargo. As negociações, no entanto, fracassaram, depois que o partido liberal FDP desistiu de participar do governo.

“É preferível não governar do que governar mal”, declarou à imprensa o presidente dos liberais, Christian Lindner. O político afirmou que os partidos envolvidos – os conservadores de Merkel, os Verdes e o seu – não conseguiram encontrar uma “base comum” para um acordo.

A questão da imigração foi um dos principais entraves nas negociações após a generosa política de acolhida de refugiados lançada por Merkel em 2015 e 2016. Os partidos não conseguiram chegar a um acordo sobre o direito dos refugiados em ter o reagrupamento familiar na Alemanha.

Se o impasse permanecer e o governo não for formado, a primeira-ministra se verá obrigada a convocar novas eleições, possivelmente já para o início de 2018. Em uma nova configuração, com outro resultado, as legendas voltariam a conversar sobre uma aliança.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.