Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Alemanha administra surto de Covid-19 e começará a reduzir quarentena

Ministro da Saúde reforçou que o controle do vírus é resultado do confinamento adotado precocemente e que cuidados continuam

Por Reuters, Da Redação 18 abr 2020, 14h50

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, afirmou nessa sexta-feira, 17, que o surto do novo coronavírus está “administrável” ou “sob controle” no país, a maior economia da Europa. Segundo Spahn, isso significa que o número de pacientes que se recuperaram foi maior do que a quantidade de novas infecções em todos os dias desta semana. “Os números de infecções caíram significativamente, especialmente o aumento relativo do dia a dia”, disse ele. Spahn reforçou que o controle do vírus é resultado das medidas de confinamento impostas rapidamente à população depois que as autoridades identificaram a proliferação dos casos.

Na próxima semana, o país começará a dar os primeiros passos em direção ao relaxamento do distanciamento social. As lojas menores na Alemanha devem reabrir a partir de segunda-feira, com alguns alunos voltando às aulas em 4 de maio. Outras restrições, no entanto, permanecem, incluindo a proibição de reuniões de mais de duas pessoas em público e em grandes eventos públicos.

O Instituto Robert Koch para controle de doenças divulgou dados que mostram que a taxa de infecção pessoa a pessoa caiu para 0,7, o que significa que cada pessoa portadora do vírus estava infectando menos de uma pessoa em média.

A taxa de infecção é um indicador importante para as autoridades públicas, que têm de decidir quando e como as atividades econômicas, escolares, culturais e esportivas podem ser retomadas. Até o momento, a Alemanha registrou 138.000 casos e quase 4.100 mortes.

Continua após a publicidade

De acordo com o ministro alemão, o país produzirá até 50 milhões de máscaras por semana até agosto, proteção que o ministério recomenda fortemente que a população permaneça usando. Spahn também afirmou que o governo disponibilizará dentro de um mês um aplicativo de rastreamento de contatos. Qualquer pessoa poderá fazer download e registrar as interações pessoais que tiver. Ou seja, o controle do surto não significa baixar a guarda na contenção da doença.

A Noruega, que como Alemanha, Polônia e República Tcheca, começará a relaxar algumas medidas de distanciamento físico a partir de segunda-feira, divulgou na sexta-feira seu aplicativo Smittestop ou “pare a infecção”, que notificará os usuários se estiverem a menos de 2 metros de uma pessoa infectada por mais de 15 minutos.

“Para voltar a uma vida mais normal e manter o vírus sob controle, todos nós precisamos nos esforçar e usar esse aplicativo”, disse a primeira-ministra, Erna Solberg. “Se não conseguirmos manter o controle, teremos que apertar mais uma vez.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.