Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Alberto Fernández publica carta de Lula e pede liberdade do petista

Petista parabeniza peronista e Cristina Kirchner pela vitória nas eleições e agradece pela solidariedade

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h36 - Publicado em 30 out 2019, 14h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Alberto Fernández, recém-eleito presidente da Argentina, publicou na noite de terça-feira 29 um agradecimento ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva por seu apoio. Em sua conta no Twitter, disse estar emocionado com uma carta que recebeu de Lula e pediu novamente pela liberdade do ex-presidente.

    “As palavras do meu amigo Lula me emocionam. Como disse em sua carta, junto a Cristina Kirchner, recuperaremos de pouco em pouco nossos laços de fraternidade e respeito. Aproveito para pedir por sua liberdade e para enviar uma carinhosa saudação a todo o povo irmão do Brasil. #LulaLivre”, tuitou Fernández.

    Na carta, datada de 29 de outubro, Lula parabenizou Fernández e Cristina pela vitória nas eleições presidenciais e agradeceu pela solidariedade em relação a ele. Também disse que “a América Latina pouco a pouco vai reencontrando seus laços de fraternidade e respeito”.

    Pouco antes de sua eleição, Fernández publicou no Twitter uma selfie ao lado de correligionários fazendo um “L” com os dedos e pediu pela libertação do ex-presidente brasileiro. “Também hoje faz aniversário meu amigo Lula, um homem extraordinário que está injustamente preso faz um ano e meio”, escreveu no domingo 27.

    Continua após a publicidade

    O presidente Jair Bolsonaro condenou o gesto. Durante visita aos Emirados Árabes Unidos, disse lamentar a eleição e a postura de Fernández após a publicação. “Não tenho bola de cristal, mas acho que a Argentina escolheu mal”, disse. E completou: “O primeiro ato de Fernández foi ‘Lula Livre’, dizendo que está preso injustamente. Já disse a que veio.” Além disso, Bolsonaro afirmou que o gesto é uma afronta à democracia brasileira.

    Ecoando o discurso, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, disse que as “forças do mal estão celebrando” os resultados das eleições na Argentina. Depois de eleito o kirchnerista, Bolsonaro chegou a ameaçar expulsar a Argentina do Mercosul.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.