Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Acordo nuclear com Irã deve entrar em vigor neste fim de semana

O acordo nuclear entre as potências ocidentais e o Irã deve entrar em vigor neste fim de semana. Espera-se que a Agência de Energia Nuclear das Nações Unidas (IAEA, na sigla em inglês) emita o certificado de que Teerã cumpriu com as obrigações do tratado assinado em julho para reduzir significantemente o programa nuclear do país.

Em troca, a maioria das sanções ocidentais começarão a ser retiradas. As primeiras consequências serão a liberação de dezenas de bilhões de dólares em dinheiro congelado e a abertura dos mercados para o petróleo da República Islâmica.

Leia também:

Acordo nuclear com o Irã será implementado nos próximos dias, diz Kerry

A Casa Branca afirmou que a implementação do acordo será um grande avanço na campanha dos Estados Unidos para interromper o avanço dos arsenais nucleares. Mas para aliados americanos na região como Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unido, a medida é vista com preocupação.

Para marcar a data, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, se reunirá com o secretário de Estado do Irã, Javad Zarif, e a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, amanhã em Viena.

(Com Estadão Conteúdo)