Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A manobra de Piñera para salvar sua família antes de morrer em acidente

O ex-presidente do Chile faleceu depois que seu helicóptero caiu em um lago. Sua irmã Magdalena, que sobreviveu, descreveu-o como 'corajoso'

Por Amanda Péchy
Atualizado em 7 Maio 2024, 17h27 - Publicado em 7 fev 2024, 09h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (FILES) Chilean conservative presidential candidate Sebastian Pinera (C) from "Alianza por Chile" is seen on board his helicopter after voting in Santiago, on January 15, 2006. The former President of Chile, Sebastian Piñera, died this Tuesday February 6, 2024 in a helicopter accident in Lago Ranco, a vacation area 920km south of Santiago, his office reported. (Photo by STRINGER / AFP)
    O ex-presidente Sebastián Piñera, do Chile, costumava pilotar helicóptero por esporte. 15/01/2006 - (Stringer/AFP)

    O ex-presidente chileno Sebastián Piñera morreu na terça-feira 6, aos 74 anos, devido a um acidente de helicóptero, que caiu em um lago a 200 metros de profundidade. Ele foi a única vítima. Sua irmã, seu filho e um amigo conseguiram sair da aeronave e nadaram até a margem – segundo a mídia local, eles só sobreviveram devido ao sacrifício de Piñera.

    Publicidade

    O que aconteceu

    O ex-presidente, que ocupou o Palácio de la Moneda por dois mandatos (2010-2014 e 2018-2022), foi almoçar na tarde do dia 6 de fevereiro com um de seus amigos. Ao final do encontro, ele decidiu voltar para sua casa no condomínio Bahía Coique, próximo ao Lago Ranco, uma área de veraneio a 920 quilômetros de Santiago, usando seu helicóptero, que estava acostumado a pilotar. Sua irmã Magdalena, seu amigo Ignacio Guerrero e seu filho também embarcaram na aeronave.

    Publicidade

    Minutos depois da decolagem, surgiram problemas. Segundo o jornal chileno El Mercurio On-Line (Emol), o político fez uma manobra para que os outros passageiros pudessem saltar na água.

    “Ele conseguiu descer até a altura ideal para isso. Lá, eles começaram a nadar, saíram sozinhos e pediram ajuda”, informou o veículo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O canal de televisão T13 também disse que Piñera orientou sua irmã, seu filho e Ignacio a desafivelarem os cintos de segurança e pularem, porque “a queda era iminente”. Ele então teria feito uma manobra para que o helicóptero não caísse sobre eles.

    Piñera não saiu da aeronave, que acabou afundando no lago, onde ele morreu. A polícia chilena, chamada de carabineros, a Marinha e os bombeiros deslocaram-se ao Lago Ranco para resgatar seu corpo. Até o momento, o helicóptero não foi recuperado, mas autoridades já investigam as circunstâncias do acidente.

    Publicidade

    A sobrevivente Magdalena Piñera fez um breve depoimento ao canal Meganoticias. “Ele era um grande homem, um homem muito generoso e muito corajoso. Muito obrigada”, disse ela.

    Continua após a publicidade

    Investigação

    A procuradora regional Tatiana Esquivel afirmou que foi aberta uma investigação sobre a causa da queda do helicóptero, para entender se ocorreu alguma avaria mecânica ou se as condições meteorológicas eram adversas. No momento do acidente, chovia e estava nublado.

    Publicidade

    “Temos que ter formação técnica para fazer uma declaração”, disse ela na noite de terça-feira, acrescentando que era necessário o resultado da autópsia de Piñera. “Só podemos salientar que o corpo foi encontrado submerso na água”.

    O atual líder chileno, Gabriel Boric, anunciou que haverá um funeral de Estado para o ex-presidente, a quem descreveu como um “democrata desde a primeira hora”.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.