Como as cervejas de uma grande marca viraram queridinhas em concursos especializados
Dois rótulos da linha Black Princess, divisão de cervejas premium do grupo Petrópolis, levam medalhas de ouro e prata em dois concursos realizados no Brasil

Todos os anos, o Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau, e o concurso de cervejas de Balneário Camboriú, ambos em Santa Catarina, distribuem dezenas de medalhas de ouro, prata e bronze para rótulos de todo o país, em diversas categorias de estilo. Muitos dos vencedores são cervejarias artesanais, pequenos produtores que elaboram edições especiais da bebida. Mais curioso, no entanto, é quando uma grande marca, responsável pela produção de grande volume, recebe as medalhas.
Neste ano, as cervejas Doctor Weiss e Tião Bock, da linha Black Princess, do Grupo Petrópolis (dono da Itaipava, Crystal e Brassaria Ampolis, entre outras), foram reconhecidas nessas duas premiações cervejeiras. A Doctor Weiss conquistou medalha de ouro na edição de Blumenau e prata em Balneário. Já a Tião Bock foi premiada com medalha de bronze em Balneário Camboriú.
A Black Princess é uma linha de cervejas especiais dentro do portfólio do grupo. Além da Bock e da Weiss, tem uma IPA, uma APA, uma blonde ale e uma red lager. “Essas conquistas são resultado do trabalho cuidadoso dos nossos mestres cervejeiros e reforçam a excelência que buscamos em cada detalhe da produção”, afirma Diego Gomes, diretor industrial do Grupo Petrópolis.
A Doctor Weiss já havia sido premiada anteriormente em concursos nacionais e internacionais, como o Australian International Beer Awards e o World Beer Awards no Reino Unido. A Tião Bock, por sua vez, também acumula reconhecimentos em anos anteriores, incluindo medalhas no Brasil Beer Cup e no próprio Concurso Brasileiro de Cervejas.
Criada no Centro Cervejeiro da Serra, a Tião Bock é um exemplo do espaço que a Black Princess abre para inovação dentro do portfólio de uma grande cervejaria. A receita combina o tradicional estilo alemão Bock com a adição de rapadura, ingrediente típico brasileiro. “A Tião nasceu como uma experiência na nossa microcervejaria, e virou um projeto desafiador que ganhou espaço e prestígio”, afirma Gomes.
Mesmo com os desafios de produção em larga escala, o Grupo Petrópolis tem investido na criação de rótulos diferentes. Segundo Gomes, o desenvolvimento dessas receitas envolve uma combinação de técnica, criatividade e respeito às tradições cervejeiras, sempre com um toque de brasilidade.
No cenário atual do mercado, o segmento de cervejas Premium — que inclui os rótulos da Black Princess — é o que mais cresce no Brasil. Dados da Euromonitor mostram que, em 2024, as vendas desse segmento cresceram 11,9%, representando 24,6% de todo o mercado nacional. Esse movimento é impulsionado por um público que busca novidades em um setor que muitas vezes carece de novos rótulos. Basta passear pelas gôndolas dos mercados. Quem quer algo diferente precisa buscar ativamente em outras plataformas, como e-commerces e empórios especializados.
Por enquanto, não há nenhum novo lançamento confirmado para a linha. Mas a empresa diz que estuda novidades. “Essas premiações reforçam nosso compromisso com a inovação e a qualidade, e nos motivam a seguir desenvolvendo produtos que surpreendam o consumidor”, afirma Gomes.